A constituição da atenção voluntária no interior do processo de periodização do desenvolvimento humano

Основное содержимое статьи

Hilusca Alves Leite
Marcelo Ubiali Ferracioli

Аннотация

Neste artigo discutimos a constituição da atenção e sua relação com o pensamento no interior da periodização do desenvolvimento humano a partir do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Trata-se de estudo teórico-bibliográfico cujo objetivo foi expor as interdependências entre atenção e pensamento, localizando no processo de formação de conceitos a inversão que ocorre na relação entre estas funções dentro da periodização do desenvolvimento, discutindo a atividade-guia de cada período e as características da atenção nestas atividades. Por fim, demonstradas as referidas intervinculações, defendemos que a neoformação das atividades-guia e seus motivos podem e devem se articular a iniciativas intencionais de desenvolvimento da atenção, bem como do autocontrole da conduta de crianças e adolescentes tendo em vista o pleno desenvolvimento do comportamento organizado.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Leite, H. A. ., & Ferracioli, M. U. . (2019). A constituição da atenção voluntária no interior do processo de periodização do desenvolvimento humano. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(3), 1–23. https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51699
Раздел
Dossiê: Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano

Библиографические ссылки

ANJOS, R. E.; DUARTE, N. A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceito. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. Cap. 9, p. 195-220. https://doi.org/10.11606/d.48.2007.tde-09102007-091849

CHEROGLU, S.; MAGALHÃES G. M. O primeiro ano de vida: vida uterina, transição pós-natal e atividade de comunicação emocional direta com o adulto. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. Cap. 4, p. 93-108. https://doi.org/10.11606/d.47.2006.tde-16112006-165108

ELKONIN, D. B. (2009). Psicologia do jogo (2ª ed. Álvaro Cabral, Trad.). São Paulo: WMF Martins Fontes (Obra original publicada em 1978).

LEONTIEV, A. N. (2004). O desenvolvimento do psiquismo. (2ª ed. Rubens Eduardo Frias, Trad.). São Paulo: Centauro

LURIA, A. R. (1979). Atenção e memória. In: LURIA, A. R. Curso de Psicologia Geral (Vol. III). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

LURIA, A. R. (2001). Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas.

MARTINS, J. C.; FACCI, M. G. D. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. Cap. 7, p. 149-170. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p73-88

MARTINS, L. M. Sobre o processo funcional atenção. In: ______. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 141-154. https://doi.org/10.1590/s1414-32832012000100025

PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. 1ed. Campinas: Autores Associados, 2013. Cap. 4, p. 71-97. https://doi.org/10.22533/at.ed.03319030411

PETROVSKI, A. La atención. In: ______. Psicologia General. Moscou: Editorial Progresso, 1980. p. 170-188.

SFORNI, M. S. F. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento: contribuições da teoria da atividade. In: OLIVEIRA, C. S. L.; CHAGAS-FERREIRA, J. F.; MIETO, G. S. M.; BERALTO, R. Psicologia dos processos de desenvolvimento humano: cultura e educação. Campinas, SP: Alinea, 2016. Cap.3, p. 53-66. https://doi.org/10.11606/t.48.2014.tde-01102014-105809

SILVA, J. C. É hora de trocar a fralda: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o trabalho com bebês na educação infantil. In: ARCE, A. (org.). Interações e brincadeiras na educação infantil. Alínea, Campinas-SP, 2013. https://doi.org/10.1590/1984-0292/1356

SMIRNOV, A. A.; GONOBOLIN, F. N. (1960). La atención. In: A. A. SMIRNOV; S. L. RUBINSTEIN; A. N. LEONTIEV; TIEPLOV, B. M. (Orgs.). Psicologia (Cap. VI, pp. 177-200, Florência Villa Landa, Trad.). México: Tratados y Manuales Grijalbo.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. (1996). A criança e seu comportamento In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança (cap. 3, pp. 151-238). Porto Alegre: Artes Médicas. https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2158

VIGOTSKI, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem (2ª ed. Paulo Bezerra, Trad.). São Paulo: WMF Martins Fontes (Obra originalmente publicada em 1934).

VYGOTSKI, L. S. (2012). Obras Escogidas (Tomo IV). Madrid: Antonio Machado. (Obra originalmente publicada em 1933).

VYGOTSKI, L. S. Desarrollo de las funciones psíquicas superiores em la edad de transición (item 4). In: _____. Obras escogidas. Psicología infantil. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996. p. 137-151.

VYGOTSKI, L. S. Dominio de la atención. In: _____. Obras escogidas. Problemas del desarrollo de la psique. Tomo III. Madrid: Visor, 1995. p. 213-245

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Incluye Pensamiento y lenguaje, Conferencias sobre psicología. Tomo II. Madrid: Visor, 2001.