Alfabetização e letramento em uma perspectiva histórico cultural

Основное содержимое статьи

Sônia Santana da Costa
João Paulo Godoy
Wanessa Manhente

Аннотация

Este artigo objetiva apresentar e discutir o trabalho de alfabetização e letramento, desenvolvido na perspectiva Histórico Cultural, pela Profª. Drª. Sônia Santana da Costa, professora no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à  Educação - CEPAE, unidade específica de Educação Básica da Universidade Federal de Goiás - UFG, e pelos bolsistas, licenciandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFG, João Paulo Machado Godoy e Wanessa Cristina Manhente Rocha, durante os anos de 2015 e 2016. Este artigo apresenta parte das discussões e reflexões realizadas durante esse período. Trataremos, assim, do processo singular, multifacetário e indissociável de alfabetização e letramento por meio da tríade dialética: oralidade, leitura e escrita, enfatizando esta última, tendo como subsídios a concepção de linguagem bakhtiniana, em interface aos conceitos vigotskianos e de seus seguidores.


 


 

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Costa, S. S. da, Godoy, J. P., & Manhente, W. (2017). Alfabetização e letramento em uma perspectiva histórico cultural . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(3), 553–575. https://doi.org/10.14393/OBv1n3a2017-6
Раздел
Dossiê Olhares sobre a linguagem escrita

Библиографические ссылки

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. (Trad. feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; revisão da trad. Marina Appenzeller). – São Paulo: Martins Fontes, 1992 a. – (coleção ensino superior).

______. (V. N. VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia de Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6ª. ed.São Paulo: Hucitec, 1992 b.

______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. (V. N. VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução Michel Lahude Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

COSTA, Sônia Santana. Dialeticidade em sala de aula: uma leitura sobre o processo de construção de escrita a partir do conceito de zona de desenvolvimento proximal. 1997. 168 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás,Goiânia, 1997.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo.Trad.: Rubens Eduardo Frias. 2ª. Ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral: Linguagem e pensamento. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. v. 4.

______. e LEONTIEV Alexis N. Linguagem Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 10ª Ed. São Paulo: Ícone, 2006. (Coleção educação crítica).

SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. A criança na fase incial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, p. 5-­‐‑17, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em 27 jul. 2016.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. LÚRIA, A. R e LEONTIEV, A. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Trad. Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Ed. Moraes. 1991.

______. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo -­‐‑SP: Martins Fontes, 2001. (Col. Psicologia e Pedagogia).

______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto. et al. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______.A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.