Alfabetização e letramento em uma perspectiva histórico cultural
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo objetiva apresentar e discutir o trabalho de alfabetização e letramento, desenvolvido na perspectiva Histórico Cultural, pela Profª. Drª. Sônia Santana da Costa, professora no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE, unidade específica de Educação Básica da Universidade Federal de Goiás - UFG, e pelos bolsistas, licenciandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFG, João Paulo Machado Godoy e Wanessa Cristina Manhente Rocha, durante os anos de 2015 e 2016. Este artigo apresenta parte das discussões e reflexões realizadas durante esse período. Trataremos, assim, do processo singular, multifacetário e indissociável de alfabetização e letramento por meio da tríade dialética: oralidade, leitura e escrita, enfatizando esta última, tendo como subsídios a concepção de linguagem bakhtiniana, em interface aos conceitos vigotskianos e de seus seguidores.
Descargas
Detalles del artículo
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. (Trad. feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; revisão da trad. Marina Appenzeller). – São Paulo: Martins Fontes, 1992 a. – (coleção ensino superior).
______. (V. N. VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia de Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6ª. ed.São Paulo: Hucitec, 1992 b.
______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. (V. N. VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução Michel Lahude Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
COSTA, Sônia Santana. Dialeticidade em sala de aula: uma leitura sobre o processo de construção de escrita a partir do conceito de zona de desenvolvimento proximal. 1997. 168 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás,Goiânia, 1997.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo.Trad.: Rubens Eduardo Frias. 2ª. Ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral: Linguagem e pensamento. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. v. 4.
______. e LEONTIEV Alexis N. Linguagem Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 10ª Ed. São Paulo: Ícone, 2006. (Coleção educação crítica).
SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. A criança na fase incial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, p. 5-‐‑17, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em 27 jul. 2016.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. LÚRIA, A. R e LEONTIEV, A. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Trad. Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Ed. Moraes. 1991.
______. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo -‐‑SP: Martins Fontes, 2001. (Col. Psicologia e Pedagogia).
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto. et al. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______.A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.