O ensino do conceito de função na perspectiva do Movimento Lógico-Histórico: uma análise do nexo de interdependência no Clube de Matemática Ensino Médio

Conteúdo do artigo principal

Mayline Regina Silva
Gabriella Rosa Pereira
Giovanna Lima Amancio Moraes

Resumo

Este artigo discute o ensino do conceito de função a partir da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, tomando como foco a compreensão de seu Movimento Lógico-Histórico a partir do nexo interno de interdependência. O objetivo consiste em analisar uma tarefa desenvolvida no contexto do Clube de Matemática do Ensino Médio, investigando como os elementos necessidade, coletividade e sentido contribuem para que os estudantes se apropriem do nexo conceitual de interdependência. O material analisado é composto por relatos produzidos por professoras participantes do projeto e dos registros dos estudantes. A análise indica que a situação mobilizou necessidades relacionadas à definição de quantidades, estimativas de custos e tomada de decisões, exigindo a articulação entre diferentes grandezas variáveis. Os resultados apontam que a organização do ensino orientada pelos nexos conceituais pode favorecer a compreensão de relações de interdependências entre grandezas e contribuir para a formação do pensamento teórico em matemática.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Silva, M. R., Pereira, G. R., & Moraes, G. L. A. (2026). O ensino do conceito de função na perspectiva do Movimento Lógico-Histórico: uma análise do nexo de interdependência no Clube de Matemática Ensino Médio. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 10(Contínua), 01-25. https://doi.org/10.14393/OBv10.e2026-18

Referências

CARAÇA, B. de J. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Gradiva, 2002.

DIAS, M. da S.; FERMINO, J. C.; TURCATI, V. O movimento lógico-histórico nas teses e dissertações: uma análise de conteúdo. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag., Uberlândia, MG, v.8, p.1-17, Abr. 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74710/39204. Acesso em: 10 fev. 2026. DOI: http://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-14.

DUARTE, N. A Relação entre o Lógico e o Histórico no Ensino de Matemática Elementar. 1987. 185 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1987.

GIACOMELLI, C. P.; BINSFELD, C. D.; KLEIN, M. L. Atividade Orientadora de Ensino. In: OLIVEIRA, N. M.; PANOSSIAN, M. L. (Orgs.). Verbetes da atividade orientadora de ensino: grupo de estudos sobre situações desencadeadoras de aprendizagem. Capivari de Baixo: Editora Univinte, 2022. p.46-50.

KLEIN, M. L.; LOPES, A. R. L. V.; POZEBON, S. Movimento lógico-histórico do conceito e organização do ensino: contribuições para a formação de professores que ensinarão matemática. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag., Uberlândia, MG, v.8, p.1-22, Abr. 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74718/39218. Acesso em: 10 fev. 2026. DOI: http://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-25.

PEREIRA, G. R.; MORAES, G. L. A.; CHAVES, M. H. A.; CAMARGO, M. E. V. B. O movimento lógico-histórico do conceito de função. In: SILVA, M. R.; CEDRO, W. L. (Orgs.). Clube de Matemática Ensino Médio em Movimento: uma experiência com o ensino de funções. São Carlos: Pedro & João Editores, 2026. p. 33-50.

SILVA, M. R. Indícios de apropriação do conceito de função por meio da aprendizagem da docência: uma proposta formativa no Clube de Matemática Ensino Médio. 2023. 280 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Goiânia, 2023.

SOUSA, M. C.; MOURA, M. O. Estudo das historiografias de Paul Karlson, Konstantin Ríbnikov, Howard Eves e Bento de Jesus Caraça: diferentes modos de ver e conceber o conceito de função. Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 4, p. 1081-1099, 2019.

SPACEK, I. K.; ORTIGARA, V.; DAMAZIO, A. Abordagem ontológica da relação entre o lógico e o histórico acerca do processo de conhecimento. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag., Uberlândia, MG, v.8, p.1-26, Maio 2024.

Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74708/39202. Acesso em: 10 fev. 2026. DOI: http://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-17.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 4. edição brasileira. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1991.