Vygotsky e a concepção Histórico-Cultural: contribuições para a Formação de Professores
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Resumo
Este artigo busca refletir acerca da concepção histórico-cultural e as contribuições da teoria de Vygotsky, analisando sua influência na formação de professores do curso de Pedagogia, com base no olhar dos discentes da Universidade Federal de Tocantins - campus Arraias. Para tanto, partimos do desenvolvimento do pensamento infantil em um estudo bibliográfico, pautado em alguns teóricos da referida concepção, como: Aléxis N. Leontiev, Alexander R. Luria, Lev S e Vygotsky. Também apresentamos uma pesquisa realizada com os estudantes do curso de pedagogia da UFT - Arraias, a fim de relatar as informações colhidas de forma online, em pesquisa de coleta de dados a distância, com uso da ferramenta Google Forms. Participaram do estudo 5 estudantes que apresentaram suas percepções a respeito das contribuições da concepção histórico-cultural para a formação de educadores. Por fim, compreende-se que, conforme Vygotsky (1987) nos traz, a relação entre linguagem e pensamento é o centro de todo o desenvolvimento psicológico. Para entender como se dá o processo de aprendizagem na criança, é necessário compreender as relações entre a criança, os adultos, os objetos e o conhecimento. Após o estudo realizado na UFT-Arraias, foi possível perceber como os discentes percebem a importância da concepção histórico-cultural dentro do processo de formação de professores e as demais teorias de Vygotsky para os desafios da contemporaneidade, reforçando a necessidade de currículos que contemplem de forma interdisciplinar os estudos do referido teórico.
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