A formação do pensamento teórico na Educação Física escolar: análise crítica de experiências pedagógicas nas perspectivas crítico-superadora e do ensino desenvolvimental
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Resumo
literatura sobre experiências pedagógicas que se propuseram a desenvolver o pensamento teórico na Educação Física escolar, com base nas abordagens crítico-superadora e da didática desenvolvimental. A seleção do corpus teve como ponto de partida o levantamento realizado por Real e Santos (2021) sobre a produção do conhecimento na área, a partir do qual foram selecionados estudos que relatam intervenções práticas de ensino com fundamentos teóricos claramente definidos. Os resultados indicam que, nas experiências fundamentadas na abordagem crítico-superadora, o desenvolvimento do pensamento teórico é, majoritariamente, postergado para os ciclos finais da escolarização, prevalecendo uma lógica que prioriza o pensamento empírico nos ciclos iniciais. Verificou-se também que, embora as pesquisas ancoradas na didática desenvolvimental se autodenominem experimentos formativos, elas não atendem integralmente aos pressupostos metodológicos dessa teoria. Conclui-se que ainda há desafios significativos para a implementação de experiências pedagógicas voltadas ao desenvolvimento do pensamento teórico, especialmente aquelas que visam à realização de experimentos formativos nos marcos da teoria do ensino desenvolvimental.
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