Ensino desenvolvimental uma análise da produção do conhecimento da educação física escolar no Brasil à luz do sistema de Elkonin-Davídov

Conteúdo do artigo principal

Márcio Penna Corte Real
https://orcid.org/0000-0001-8208-4583
Adnelson Araújo dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-1555-4861

Resumo

Este artigo apresenta a produção científica brasileira, no campo da educação física, que visa a formação do pensamento teórico no ensino escolar, a partir da teoria do ensino desenvolvimental, especificamente, dos estudos de V. V. Davídov. O corpus de análise é consubstanciado por material bibliográfico coletado no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; no portal de revistas da Scientific Electronic Library Online – SCIELO; e no banco de teses e dissertações da CAPES. A análise identifica os caminhos da produção científica na perspectiva desenvolvimental, na área da educação física escolar no Brasil. Neste viés, o presente trabalho redunda em contribuições para as reflexões que buscam articular o sistema Elkonin-Davídov com a educação física escolar brasileira.

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Como Citar
Real, M. P. C. ., & Santos, A. A. dos . (2021). Ensino desenvolvimental: uma análise da produção do conhecimento da educação física escolar no Brasil à luz do sistema de Elkonin-Davídov. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(2), 354–377. https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61405
Seção
DOSSIÊ - SISTEMA DIDÁTICO ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN

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