Estimular para prevenir numa abordagem histórico-cultural: propostas para a educação infantil

Conteúdo do artigo principal

Caio Moraes
Jamile Chastinet
Camila Borges

Resumo

A aquisição de aprendizagens complexas, como a alfabetização, só pode acontecer porque os anos anteriores preparam as crianças para tanto. A educação infantil precisa ser responsável por essa preparação e prevenção de dificuldades futuras de aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo apresentar propostas de parâmetros fundamentados na Psicologia Histórico-cultural que podem ser utilizados no âmbito da educação infantil, favorecendo a preparação das crianças para a entrada no ensino fundamental e prevenindo possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. Baseia-se na concepção de desenvolvimento psicológico dessa abordagem e na sua visão do funcionamento neuropsicológico. Apresenta proposta de aplicação prática desses conceitos em contexto escolar.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moraes, C., Chastinet, J., & Borges, C. (2019). Estimular para prevenir numa abordagem histórico-cultural: propostas para a educação infantil. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(3), 740–764. https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47443
Seção
DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Referências

KHUTINA, T.; PYLAEVA, N. Overcoming learning disabilities: A vygotskian-lurian neuropsychological approach. Cambridge: Cambridge University, 2012. 305 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/relatoriosanaliticos>. Acesso em: 7 dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf:. Acesso em: 7 dez 2017.

CORIAT, Lydia F. Maturação psicomotora no primeiro ano de vida da criança. São Paulo: Moraes, 1991. 184 p.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico.Moscú: Editorial Progreso, 1988.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 443 p.

GARCÍA, E. L. Identificación temprana de dificultades para la actividad escolar. In: QUINTANAR, L.et al.Dificultades en el proceso lectoescritor. Valladolid : Editorial de la Infancia, 2008.

GLOZMAN, J. Developmental neuropsychology. New York: Routledge, 2013. 215 p.

GLOZMAN, J. M. A.R. Luria and the history of Russian neuropsychology. Journal of the History of the Neurosciences, n.16, p.168-180, Feb. 2007.

GONZÁLEZ-MORENO, C. X.; SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR, L. Neuropsicología y psicología histórico-cultural: Aportes en el ámbito educativo. Revista de la Facultad de Medicina, v. 60, n. 3,p. 221-231, Sep. 2012.

LAZARETTI, L. M. Daniil Borisovich Elkonin: A vida e as produções de um estudioso do desenvolvimento humano. In: LONGAREZI, A.M.; PUENTES, R.V. Ensino desenvolvimental: Vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 203-231.

LEONTIEV, A. N.et al. Os princípios do desenvolvimento mental e o problema do atraso mental. In: Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005. p. 59-76.

PÉREZ, M. C. S. Valoración neuroconductual del desarrollo del lactante. México, DF: CBS, 2009. 50 p.

POBLANO, Adrián. Detección y estimulación tempranas del niño con daño neurológico. México, DF: ETM, 2003. 277 p.

QUINTANAR, L. La escuela neuropsicológica soviética.In: QUINTANAR, L. Modelos neuropsicológicos en afasiología: aspectos teóricos y metodológicos. Puebla: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 1994. p. 25-59.

QUINTANAR, L.; SOLOVIEVA, Y. Aproximación histórico-cultural: fundamentos teórico-metodológicos. In: ESLAVA-COBOS, J. et al. (Ed.) Los trastornos del aprendizaje: perspectiva neuropsicológica. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio; Instituto Colombiano de Neurociencias; Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2008. p. 147-172.

QUINTANAR, L.; SOLOVIEVA, Y. La discapacidad infantil desde la perspectiva neuropsicológica. In: CUBILLO M.A.; GUEVARA J.; PEDROZA A. Discapacidad humana, presente y futuro. El reto de la rehabilitación en México. Tlaxcala: Universidad del Valle de Tlaxcala, 2000. p. 51-63.

QUINTANAR, L.; SOLOVIEVA, Y. Manual de evaluación neuropsicológica infantil. México: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. 2003. 208 p.

SANTANA R.A. Aspectos neuropsicológicos del aprendizaje escolar. San Juan de Puerto Rico: Innovaciones Psicoeducativas, 1994. 231 p.

SOLOVIEVA, Y.; LÁZARO, E.; QUINTANAR, L. Aproximación histórico-cultural: Evaluación de los trastornos de aprendizaje. In: ESLAVA-COBOS, J. et al. (Ed.) Los trastornos del aprendizaje: perspectivas neuropsicológicas.Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio; Instituto Colombiano de Neurociencias; Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2008. p. 183-222.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR, L. Evaluación del desarrollo para niños preescolares menores. Puebla: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2014, 86 p.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR, L. La actividad de juego en la edad preescoolar. México DF: Trillas, 2012. 142 p.

TOOMELA, A. There can be no culturalhistorical psychology without neuropsychology. And vice versa. In: YASNITSKY, VAN DER VEER, R.; FERRARI, M. (Eds.) The Cambridge Handbook of Cultural-Historical Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. p. 315–349.

VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. Teoria histórico-cultural. In: Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Edições Loyola, 2014, p. 207-265.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p.

VIGOTSKII, L. S.; LURIA A.R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.São Paulo: Ícone. 1988, 228 p.

VIGOTSKY, L. S.A psique, a consciência, o inconsciente. In: VIGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 137-159.

VIGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor , 1995. v.3, 383 p.

VIGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996. v. 4, 427 p.

VILA, I. Lev S. Vigotsky: la psicología cultural y la construcción de la persona desde la educación.Cidade: Graó Editorial, 2001. p . 207-227.

VYGOTSKI, L. S. El significado histórico de la crisis de la psicología. Una investigación metodológica. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid: Machado Nuevo Aprendizaje, 2013. v. 1, p. 259-407.

XOMSKAYA, E. El problema de los factores. Revista Española de Neuropsicología, v. 4, n. 2-3, p. 151-167, set. 2002.

ZAPOROZHETS, A. V. La importancia de los periodos tempranos de la infancia para la formación de la personalidad infantil. In: ILIAZOV; LIAUDIS. Antología de la psicología pedagógica y de las edades. Ciudad de la Habana: Pueblo y Educación, 1986. p. 148-151.