Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Robótica Pedagógica na Educação Infantil

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Maria Estely Rodrigues Teles
Jarina Rodrigues Fernandes
Maria Aparecida Mello

Resumo

A Robótica Pedagógica faz parte da cultura contemporânea. As investigações científicas sobre esta área, que usa tecnologias educacionais, tais como: robôs e kits robóticos, têm se destacado e ampliado em todas as etapas de ensino. Este artigo tem como objetivo apontar contribuições da Teoria Histórico-Cultural, por intermédio de seus princípios e conceitos, de modo a possibilitar a discussão do uso da Robótica Pedagógica na Educação Infantil e suas possíveis influências nos processos de ensino e aprendizagem das crianças.  Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica. A metodologia foi apoiada na revisão da literatura sobre conceitos, tais como: atividade mediadora e funções psíquicas superiores, advindos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados indicaram que a Robótica Pedagógica na Educação Infantil pode contribuir para fins educacionais, sendo   que a atividade. mediadora intencionalmente planejada é imprescindível para que ela possa potencializar as aprendizagens das crianças.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Tecnologias Digitais e Teoria Histórico-Cultural: Tecendo Contribuições para a Formação de Professores e os Processos de Ensino-Aprendizagem

Como Citar

Teles, M. E. R., Fernandes, J. R., & Mello, M. A. (2025). Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Robótica Pedagógica na Educação Infantil. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-24. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-24

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