Conjunto de condições psicológicas e pedagógicas de formação adequada da autoavaliação em idade escolar primária

Main Article Content

Vitushkina Emma Viktorovna
Kozko Natalia Alexandrovna

Abstract

Nas últimas décadas, a questão da formação da autoavaliação na docência dos alunos da escola de nível fundamental tem sido um dos problemas mais urgentes da educação, visto que a sociedade contemporânea está interessada em personalidades de iniciativa, responsáveis e extraordinárias, que conheçam a si mesmas, as suas capacidades e necessidades, que resistam a stress e dificuldades, que se esforcem para a autocompreensão e autodesenvolvimento. O artigo destaca a atualidade da questão enunciada, apresenta componentes estruturais do conceito-chave (autoavaliação), seu desenvolvimento na infância. O artigo apresenta um conjunto de condições pedagógicas destinadas à implementação da tarefa definida. Os métodos de formação de autoavaliação de alunos do nível fundamental são apresentados de forma estrutural e consistente. Além disso, são apresentados exemplos específicos e etapas de trabalho nessa direção. Toda condição pedagógica da formação da autoavaliação na escola primária é sustentada pela descrição dos vários tipos de interação durante o estudo e também pelo foco no crescimento pessoal dos alunos que hoje é um dos objetivos estratégicos da educação moderna.


 


 


 

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Viktorovna, V. E., & Alexandrovna, K. N. (2023). Conjunto de condições psicológicas e pedagógicas de formação adequada da autoavaliação em idade escolar primária. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–18. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-69599
Section
DOSSIER - Zankov didactic system
Author Biography

Kozko Natalia Alexandrovna, Candidate of Philology, lecturer at “Nosov Magnitogorsk State Technical University” - Russia

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8120-5347

References

BIG DICTIONARY OF PSYCHOLOGY [BOLSHOY PSIHOLOGICHESKIY SLOVAR]. Editor B.G. Mescheryakov, V.P. Zinchenko. M: AST: AST MOSCOW; St. Petersburg: Prime-Eurosign, 2009.

VITUSHKINA, E. Formation of self-assessment of primary school students as a factor of personal results in learning achievement: dissertation … of candidate of Pedagogy [Formirovania samootsenki mladshih shkolnikov kak faktor dostizhenia lichnostnih rezultatov obrazovaniya: dissertatsiya … kandidata pedagogicheskih nauk]. Chelyabinsk, 2015. URL:http://www.dslib.net/obw-pedagogika/formirovanie-samoocenki-mladshih-shkolnikov-kak-faktor-dostizhenija-lichnostnyh.html

ZAKHAROVA, A. Genesis of self-assessment: dissertation thesis… of doctor of Psychology [Genezis samootsenki: aftoreferat dissertatsii …. doktora psihologicheskih nauk]. Tula, 1989.

KON, I. Problem of “Self” in psychology. Psychology of consciousness [Problema “Ya” v psihologii. Psihologiya samosoznaniya]. Samara, 2000.

LISINA, M. Communication, identity and mentality of a child [Obschenie, lichnost i psihika rebenka]. Voronezh, 1997.

OZHEGOV, S. Dictionary of the Russian language[Slovar russkogo yazika]. Moscow: Soviet encyclopedia. 1973.

REAN, A. Psychology of a person from birth till death [Psihologiya cheloveka ot rozhdeniya do smerti]. Saint Petersburg, 2002.

ZUKERMAN, G. Transition from primary to secondary school as a psychological problem // Issues of psychology [Perehod iz nachalnoy shkoli v srednyuyu kak psihologicheskaya problema // Voprosi psihologii]. 2001. № 5. P.27-34.