As Subjetivações Matemáticas e a emergência do sujeito na Educação Matemática: uma perspectiva histórico-cultural

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Guilherme Wagner

Resumo

O presente artigo busca contribuir teoricamente para a Teoria da Subjetividade a partir da Educação Matemática, ao mesmo tempo, que desenvolve a partir da Teoria da Subjetividade (TS) uma compreensão teórica das subjetivações matemáticas. Toma como referencial para as discussões as teorias da TS e a filosofia de Lukács. Como resultados encontrados estão as categorias de campo de significâncias e a sua constituição como uma lógica dialético-configuracional e o esmiuçamento das configurações subjetivas da ação de aprender matemática, da ação de matematizar, do diálogo e da criatividade-rigor. Por fim, constituiu-se um referencial heurístico poderoso para investigar os processos subjetivos em Educação Matemática tendo como patamar a interrelação objetivo-subjetiva do Ser Social. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Wagner, G. (2024). As Subjetivações Matemáticas e a emergência do sujeito na Educação Matemática: uma perspectiva histórico-cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua). https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-47
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Guilherme Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Educação da UFSC, do Mestrado Profissional em Matemática da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR, Brasil.

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