A constituição da atenção voluntária no interior do processo de periodização do desenvolvimento humano

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Hilusca Alves Leite
Marcelo Ubiali Ferracioli

Resumo

Neste artigo discutimos a constituição da atenção e sua relação com o pensamento no interior da periodização do desenvolvimento humano a partir do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Trata-se de estudo teórico-bibliográfico cujo objetivo foi expor as interdependências entre atenção e pensamento, localizando no processo de formação de conceitos a inversão que ocorre na relação entre estas funções dentro da periodização do desenvolvimento, discutindo a atividade-guia de cada período e as características da atenção nestas atividades. Por fim, demonstradas as referidas intervinculações, defendemos que a neoformação das atividades-guia e seus motivos podem e devem se articular a iniciativas intencionais de desenvolvimento da atenção, bem como do autocontrole da conduta de crianças e adolescentes tendo em vista o pleno desenvolvimento do comportamento organizado.

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Como Citar
Leite, H. A. ., & Ferracioli, M. U. . (2019). A constituição da atenção voluntária no interior do processo de periodização do desenvolvimento humano. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(3), 1–23. https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51699
Seção
Dossiê: Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano

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