Alfabetização e letramento em uma perspectiva histórico cultural

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Sônia Santana da Costa
João Paulo Godoy
Wanessa Manhente

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e discutir o trabalho de alfabetização e letramento, desenvolvido na perspectiva Histórico Cultural, pela Profª. Drª. Sônia Santana da Costa, professora no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à  Educação - CEPAE, unidade específica de Educação Básica da Universidade Federal de Goiás - UFG, e pelos bolsistas, licenciandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFG, João Paulo Machado Godoy e Wanessa Cristina Manhente Rocha, durante os anos de 2015 e 2016. Este artigo apresenta parte das discussões e reflexões realizadas durante esse período. Trataremos, assim, do processo singular, multifacetário e indissociável de alfabetização e letramento por meio da tríade dialética: oralidade, leitura e escrita, enfatizando esta última, tendo como subsídios a concepção de linguagem bakhtiniana, em interface aos conceitos vigotskianos e de seus seguidores.


 


 

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Como Citar
Costa, S. S. da, Godoy, J. P., & Manhente, W. (2017). Alfabetização e letramento em uma perspectiva histórico cultural . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(3), 553–575. https://doi.org/10.14393/OBv1n3a2017-6
Seção
Dossiê Olhares sobre a linguagem escrita

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