ANÁLISE DA PRECISÃO E DA ACURACIA DO GPS DE NAVEGAÇÃO PARA LEVANTAMENTO DE LOCAÇÃO DE PEQUENAS ÁREAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-58574

Palavras-chave:

Levantamento topográfico. Acurácia do receptor GPS. Sobreposição de polígono. Área urbana

Resumo

O sistema de posicionamento global - GPS vem sendo empregado para levantamento de áreas por ser uma tecnologia que garante ao usuário, facilidade e praticidade. O objetivo deste artigo foi avaliar a precisão e a acurácia da constelação GPS definidas previamente no aparelho quanto as medidas de área e perímetro. Avaliou-se com GPS de navegação Garmin Etrex 20 nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto de 2015 quatro medições com dois tempos avaliando a precisão e a acurácia, tomando como base a medição obtida por teodolito. Os resultados confirmaram que houve variação na localização espacial dos pontos coletados com aparelho GPS, e demonstrou diferença de aumento ou decréscimo nos valores das áreas calculadas. Quanto a comparação da medição do GPS com os valores medidos com o teodolito conclui-se que os tempos utilizados com o receptor GPS de navegação não apresentaram resultados satisfatórios para serem utilizados em operação de alta precisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Pereira de Oliveira, Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná

Docente do Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado Profissional em Olericultura pelo Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. Especialista em Gestão e Pericia Ambiental e Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais.
Area de atuação: Produção Agrícola.

Selma Maria de Arruda Silva, Pesquisadora Associada ao Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental da Universidade Federal de Rondônia, Mestra em Geografia

Participa como pesquisadora voluntária e associada nos grupos de pesquisas: Laboratório de Pesquisa e Planejamento Ambiental - LABOGEOPA, no departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Grupo de Estudos e Pesquisas em Biologia Experimental- GEBIOEXP, registrado na plataforma do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq,- http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/grupo/identificacao_grupo.jsf. É Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Mestrado e Doutorado em Geografia, Ambiente e Território na Pan Amazônia, 2018. Possui Especialização em Docência do Ensino Superior, Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, 2017; Especialização em Georreferenciamento de imóveis rurais, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MT - IFMT, 2006; Especialização em Planejamento Cartográfico pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2004. Graduou em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, 2002. Atuou como professora de geografia na rede pública e escolas particulares em MT, RO. E como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MT-IFMT, campus Bela Vista nos cursos Técnico em Meio Ambiente e Tecnólogo, Gestão Ambiental, em 2010. No Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, campus Ji-Paraná trabalhou com os cursos Técnico em Química Integrado, Técnico em Floresta Integrado,Técnico em Informática Integrado e Licenciatura em Química com a disciplina Educação Ambiental; e como tutora orientadora de TCC do programa RENAFOR/SECADI, Edital Nº 74, de 08 de junho de 2016, polo Ji-Paraná. Em 19 e 20 de maio de 2018 ministrou a disciplina de Cartografia no curso de Pós Graduação Lato Sensu, em Georreferencimento, oferecida pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná-UNIJIPA.

Rodrigo Venâncio Santana, Engenheiro Agrônomo

Bacharel em Agronomia pelo Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná, RO

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

OLIVEIRA, C. P. D., de Arruda Silva, S. M., & Venâncio Santana, R. (2021). ANÁLISE DA PRECISÃO E DA ACURACIA DO GPS DE NAVEGAÇÃO PARA LEVANTAMENTO DE LOCAÇÃO DE PEQUENAS ÁREAS. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(03), 109–125. https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-58574

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)