CARACTERIZAÇÃO DE SEDIMENTOS NO IGARAPÉ MATO GROSSO, PORTO VELHO-RO, AMAZÔNIA OCIDENTAL POR ESPECTROSCOPIA DE RAIOS X
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74350Palavras-chave:
Amostrador integrado no tempo;, Fluorescência de raios X;, Difração de raios X.Resumo
A análise detalhada de sedimentos tem papel importante para os ecossistemas aquáticos, podem caracterizar nutrientes que regulam a vida dos organismos vivos e inferir na qualidade ambiental. Este estudo teve como objetivo caracterizar possíveis fontes de sedimentos, sedimentos de fundo e sedimento em suspensão na bacia do igarapé Mato Grosso com coletas em diferentes tipos e ocupação do solo. A ideia é compreender e gerar conhecimento sobre o papel que os sedimentos exercem em pesquisas ambientais. Foram realizadas análises de nutrientes, granulometria, análise elementar por espectroscopia de fluorescência de raios X por energia dispersiva e análise cristalográfica por difração de raios X com método de Rietveld. O resultado granulométrico dominante foi arenoso. Teores de macronutrientes foram destaque no bairro Vila Princesa com a presença de P e K. A fluorescência de raios X identificou um total de 15 elementos. O método de Rietveld demonstrou a variação entre 2-7 fases cristalográficas para amostras de fontes de sedimento e sedimento de fundo. Conclui-se que a composição das amostras é constituída com base na característica geológica da Suite Intrusiva Santo Antônio evidenciada pela fase majoritária com alta concentração mássica de rubídio ou pode ter ainda em menor proporção, influência de ações antrópicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Selma Maria de Arruda Silva, Adriana Cristina da Silva Nunes, Jean Paolo Gomes Minella, Michel Watanabe, Dorisvalder Dias Nunes, Mariangela Soares de Azevedo; Fábio Luiz Melquiades; Alexandre Pancotti, Roniere Leite Soares, Celso Pereira de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.