A relação campo-cidade vivenciada pelos moradores do distrito de Itaipu na cidade de Araxá-MG / Country town/city relationship lived by Itaipu District residents in Araxá-MG

Autores

  • Maria Beatriz Brandão Rocha CEFET/MG - Campus Araxá

Resumo

O município de Araxá conta com inúmeras comunidades rurais e um único distrito: o de
Itaipu. Este, localizado entre as rodovias BR-262 e BR-452, no extremo oeste do
município de Araxá, surgiu na década de 1920, em função da construção de uma estação
ferroviária, em um trecho da Estrada de Ferro Oeste de Minas (E.F.O.M.). Essa estação
ferroviária foi denominada Itaipu, e era ponto de parada do trem. À medida que o
movimento na ferrovia aumentava, Itaipu ia crescendo. Com a política brasileira de
priorização do transporte rodoviário nos anos 50, a utilização da linha férrea foi
reduzida e, como conseqüência, houve retração na economia de Itaipu com significativa
diminuição da população. Aliado a isso, a partir de 1938, Itaipu passou a pertencer a
dois municípios: Araxá e Perdizes. A linha férrea que foi a causa do surgimento de
Itaipu foi também a que dividiu o povoado em dois. Isso porque quando o município de
Perdizes foi emancipado (era um dos distritos de Araxá), a linha férrea foi usada para
definir o limite das duas cidades. Assim, pretendeu-se compreender a relação
campo/cidade existente na interação dos moradores do distrito de Itaipu com a cidade de
Araxá.

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Rocha, M. B. B. (2018). A relação campo-cidade vivenciada pelos moradores do distrito de Itaipu na cidade de Araxá-MG / Country town/city relationship lived by Itaipu District residents in Araxá-MG. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 1(3). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/44101

Edição

Seção

Artigos