IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

UMA PROPOSTA PARA O AMBIENTE PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Leonardo Alfaiate Ferreira Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Matheus Eduardo Souza Teixeira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Mateus Duarte Segismundo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Educação Ambiental; Hortas; Ambiente Pedagógico.

Resumen

A Educação Ambiental (EA) é uma temática importante no processo educativo, especialmente em um contexto de crescente crise ambiental e mudanças climáticas globais. Assim, promover a EA no ambiente escolar é uma maneira de difundir o processo de construção do conhecimento acerca desta temática, garantindo, de certa forma, uma sociedade preocupada com os processos ambientais. É a partir desta noção que emerge o objetivo central deste trabalho, que foi o de propor uma Educação Ambiental a partir da implementação de hortas escolares. Vale ressaltar que as hortas escolares são espaços de aprendizagem que possibilitam a integração entre diferentes disciplinas e, embora seja uma forma interessante trabalhar a EA em espaços escolares, é preciso que as hortas escolares sejam vistas como espaços educativos e que as atividades realizadas nestes sejam integradas ao projeto político-pedagógico da escola. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico sobre a EA nas escolas, tendo como foco a proposta de implementação de hortas. Para tanto, foram realizadas revisões de literatura em bases de dados, como exemplo, artigos, periódicos, livros etc., buscando compreender os conceitos e práticas relacionados à EA e à implementação de hortas escolares. Portanto, a EA é uma ferramenta de ensino primordial ao sistema pedagógico, e dentre os seus princípios, a horta escolar surge como alternativa viável de instrumento pedagógico para o processo de construção do conhecimento, além de promover uma maior concepção acerca dos conhecimentos voltados para a temática ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Alfaiate Ferreira Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Geografia pelo Instituto de Geografia (IG) na Universidade Federal de Uberlândia
(UFU). Bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO

Matheus Eduardo Souza Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geografia (IG) na Universidade Federal de Uberlândia
(UFU). Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO.

Mateus Duarte Segismundo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Geografia pelo Instituto de Geografia (IG) na Universidade Federal de Uberlândia
(UFU). Bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO.

Publicado

2023-10-12

Cómo citar

Alfaiate Ferreira Borges, L., Souza Teixeira, M. E., & Duarte Segismundo, M. (2023). IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: : UMA PROPOSTA PARA O AMBIENTE PEDAGÓGICO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70899

Artículos más leídos del mismo autor/a