ÍNDICE DE ÁREAS VERDES DO SETOR CENTRAL E NORTE DA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG

Autores

  • Mateus Duarte Segismundo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Leonardo Alfaiate Ferreira Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Juliano Henrique Xavier Cavalcanti Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Matheus Eduardo Souza Teixeira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Áreas Verdes; Contexto Urbano; Índice de Áreas Verdes.

Resumo

Com o aumento significativo e desenfreado das cidades brasileiras, temáticas voltadas as áreas verdes estão ganhando cada vez mais relevância nos estudos urbanísticos. Isto ocorre, devido as áreas verdes serem espaços essenciais para estabelecer uma boa qualidade de vida e ambiental nas cidades. Em razão do valor dessas áreas para a qualidade de vida e bem-estar da população, é crucial utilizar índices como Índice de Áreas Verdes (IAV) para avaliar se há quantidade suficiente dessas áreas disponíveis nas cidades, setores ou bairros. O IAV é um indicador valioso para mensurar a proporção das áreas verdes em relação à área total, possibilitando assim, uma análise mais precisa da disponibilidade de áreas verdes para a população neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa, se baseou em quantificar as áreas verdes do setor central e norte de Uberlândia/MG, tais como parques e praças, a fim de analisar se atendem aos parâmetros mínimos de área verde (m²) por habitante. Os processos metodológicos que orientaram esta pesquisa foram segmentados em algumas etapas, sendo elas, a) levantamento bibliográfico; b) Coleta de dados; C) definição das praças e parques do setor central e norte; e por fim, D) delimitação dos parâmetros mínimos de área verde (m²) por habitante. Em relação aos resultados deste trabalho, foi possível analisar que nenhum dos setores escolhidos alcançou o parâmetro mínimo esperado. Desta maneira, pode-se concluir que os órgãos públicos de Uberlândia/MG precisam demonstrar um maior interesse na construção e desenvolvimento dessas áreas em ambos setores analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Duarte Segismundo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leonardo Alfaiate Ferreira Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Juliano Henrique Xavier Cavalcanti, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Matheus Eduardo Souza Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2023-10-12

Como Citar

Duarte Segismundo, M., Alfaiate Ferreira Borges, L., Xavier Cavalcanti, J. H., & Souza Teixeira, M. E. (2023). ÍNDICE DE ÁREAS VERDES DO SETOR CENTRAL E NORTE DA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70864

Edição

Seção

Artigos