ESTADO NEOLIBERAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO SÉCULO XXI
Apontamentos para discussão
Palabras clave:
Mundialização do capital, Estado neoliberal, Educação, Trabalho docente, ÉticaResumen
Neste ensaio os autores tecem considerações filosóficas relativas aos princípios neoliberais que norteiam a política do Estado capitalista e, consequentemente, as políticas educacionais que orientam a educação e o trabalho docente na modernidade. Utilizam o materialismo dialético para refletir sobre as particularidades decorrentes do modelo político-econômico neoliberal que incidem sobre a educação e o trabalho docente no interior do Estado brasileiro. Destacam a nova caracterização do Estado moderno, cuja política influencia a dinâmica da sociedade e das instituições em seu interior. A história nos mostra que a mundialização do capital demanda do Estado capitalista uma nova forma de se apresentar para o grande contingente de trabalhadores em nível mundial, difundindo seu conjunto de valores éticos. A educação se constitui, então, enquanto mercadoria e passa a ser reprodutora direta de mão de obra qualificada, visando à manutenção das demandas dos mercados consumidores, da mais-valia e de valores éticos perversos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Valter Machado da Fonseca, Arthur Meucci
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.