DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E EXCLUSÃO SOCIAL

Interfaces de um problema da cidade (e da sala de aula)

Authors

Keywords:

Educação Ambiental, Espaço urbano, Comunidades pobres da periferia, Degradação socioambiental

Abstract

Este trabalho tem por objeto de estudo a relação escola/ambiente urbano, na periferia da cidade de Uberaba (MG). Educação Ambiental e Exclusão Social são assumidas como um binômio, cujos termos não podem ser tratados separadamente. Neste contexto, analisa-se a prática da Educação Ambiental nas escolas da periferia, contextualizando os elementos que influenciam esta prática. Alimentação deficitária, condições precárias de higiene / ausência de saneamento básico, moradias em condições de risco, doenças, desemprego, que tipificam das periferias urbanas, incidem, diretamente e negativamente, sobre o processo de ensino-aprendizagem nas escolas das periferias pobres de Uberaba, Minas Gerais.

Author Biography

  • Valter Machado da Fonseca, Universidade Federal de Viçosa/MG - UFV

    Geógrafo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Educação do Campo, agroecologia, cultura e saberes populares;

    Pós-doutorando em Ensino de História da África e afrodescendentes pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (UFOP);

    Professor Adjunto II do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE/UFV);

    Docente efetivo do Programa de Mestrado em Educação da UFV (PPGE/UFV);

    Docente efetivo do Programa de Mestrado em Geografia da UFV (PPGeo/UFV).

    Lider do "Núcleo de Pesquisas Educação e Artes em Diferentes Espaços" (NUPEADE/CNPq)

     

Published

2022-10-08 — Updated on 2022-10-08

Versions

How to Cite

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E EXCLUSÃO SOCIAL: Interfaces de um problema da cidade (e da sala de aula). (2022). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 13, 26-42. https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/64425