DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E EXCLUSÃO SOCIAL

Interfaces de um problema da cidade (e da sala de aula)

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Espaço urbano, Comunidades pobres da periferia, Degradação socioambiental

Resumo

Este trabalho tem por objeto de estudo a relação escola/ambiente urbano, na periferia da cidade de Uberaba (MG). Educação Ambiental e Exclusão Social são assumidas como um binômio, cujos termos não podem ser tratados separadamente. Neste contexto, analisa-se a prática da Educação Ambiental nas escolas da periferia, contextualizando os elementos que influenciam esta prática. Alimentação deficitária, condições precárias de higiene / ausência de saneamento básico, moradias em condições de risco, doenças, desemprego, que tipificam das periferias urbanas, incidem, diretamente e negativamente, sobre o processo de ensino-aprendizagem nas escolas das periferias pobres de Uberaba, Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Valter Machado da Fonseca, Universidade Federal de Viçosa/MG - UFV

Geógrafo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Educação do Campo, agroecologia, cultura e saberes populares;

Pós-doutorando em Ensino de História da África e afrodescendentes pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (UFOP);

Professor Adjunto II do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE/UFV);

Docente efetivo do Programa de Mestrado em Educação da UFV (PPGE/UFV);

Docente efetivo do Programa de Mestrado em Geografia da UFV (PPGeo/UFV).

Lider do "Núcleo de Pesquisas Educação e Artes em Diferentes Espaços" (NUPEADE/CNPq)

 

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Publicado

2022-10-08 — Atualizado em 2022-10-08

Versões

Como Citar

da Fonseca, V. M. (2022). DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E EXCLUSÃO SOCIAL: Interfaces de um problema da cidade (e da sala de aula). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 13, 26–42. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/64425