ESTADO NEOLIBERAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO SÉCULO XXI
Apontamentos para discussão
Palavras-chave:
Mundialização do capital, Estado neoliberal, Educação, Trabalho docente, ÉticaResumo
Neste ensaio os autores tecem considerações filosóficas relativas aos princípios neoliberais que norteiam a política do Estado capitalista e, consequentemente, as políticas educacionais que orientam a educação e o trabalho docente na modernidade. Utilizam o materialismo dialético para refletir sobre as particularidades decorrentes do modelo político-econômico neoliberal que incidem sobre a educação e o trabalho docente no interior do Estado brasileiro. Destacam a nova caracterização do Estado moderno, cuja política influencia a dinâmica da sociedade e das instituições em seu interior. A história nos mostra que a mundialização do capital demanda do Estado capitalista uma nova forma de se apresentar para o grande contingente de trabalhadores em nível mundial, difundindo seu conjunto de valores éticos. A educação se constitui, então, enquanto mercadoria e passa a ser reprodutora direta de mão de obra qualificada, visando à manutenção das demandas dos mercados consumidores, da mais-valia e de valores éticos perversos.
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