ESPAÇO AGRÁRIO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: Pontuações para debate
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-57706Palavras-chave:
Educação do Campo. Movimentos sociais. Exclusão socioespacial. Identidade campesina.Resumo
Este artigo surge da necessidade de se discutir os aspectos culturais que determinam a identidade dos “sujeitos” que sobrevivem da terra, em desigualdade de condições com os agentes do capital inter/multi/transnacional que se instalaram no espaço agrário brasileiro. Para tanto, utiliza como metodologia as experiências dos autores junto aos movimentos camponeses, pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema. Os autores indagam sobre o conceito de Educação do Campo e seu papel na formação e trabalho docentes, a identidade do sujeito que vive da terra, as metodologias educacionais e práticas didático-pedagógicas que auxiliem os camponeses a compreenderem seu lugar no campo brasileiro. Conclui-se que a Educação do Campo expressa uma síntese dos movimentos sociais do campo em suas contribuições aos processos de formação pedagógica e cidadã.