ESPAÇO AGRÁRIO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: Pontuações para debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-57706

Palavras-chave:

Educação do Campo. Movimentos sociais. Exclusão socioespacial. Identidade campesina.

Resumo

Este artigo surge da necessidade de se discutir os aspectos culturais que determinam a identidade dos “sujeitos” que sobrevivem da terra, em desigualdade de condições com os agentes do capital inter/multi/transnacional que se instalaram no espaço agrário brasileiro. Para tanto, utiliza como metodologia as experiências dos autores junto aos movimentos camponeses, pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema. Os autores indagam sobre o conceito de Educação do Campo e seu papel na formação e trabalho docentes, a identidade do sujeito que vive da terra, as metodologias educacionais e práticas didático-pedagógicas que auxiliem os camponeses a compreenderem seu lugar no campo brasileiro. Conclui-se que a Educação do Campo expressa uma síntese dos movimentos sociais do campo em suas contribuições aos processos de formação pedagógica e cidadã.

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Biografia do Autor

Valter Machado da Fonseca, Universidade Federal de Viçosa/MG - UFV

Geógrafo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Educação do Campo, agroecologia, cultura e saberes populares;

Pós-doutorando em Ensino de História da África e afrodescendentes pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (UFOP);

Professor Adjunto II do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE/UFV);

Docente efetivo do Programa de Mestrado em Educação da UFV (PPGE/UFV);

Docente efetivo do Programa de Mestrado em Geografia da UFV (PPGeo/UFV).

Lider do "Núcleo de Pesquisas Educação e Artes em Diferentes Espaços" (NUPEADE/CNPq)

 

Profa. Carmen Lucia Ferreira Silva, Escola Municipal Edmundo Lins, Viçosa (MG)

Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Especialista em Educação para portadores de baixa visão pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Supervisora pedagógica da Escola Municipal Edmundo Lins, Viçosa (MG)

Membro do Núcelo de Pesquisa Educação e Artes em Diferentes Espaços - NUPEADE/CNPq

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

da Fonseca, V. M., & Ferreira Silva, C. L. . (2021). ESPAÇO AGRÁRIO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: Pontuações para debate . Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(2), 3–24. https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-57706

Edição

Seção

Artigos