O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE GEOGRAFIA DA UFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores/as

  • Alessandro Dozena Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Geografia
  • Airon Sarug Ferreira Dantas PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Plinio Santos Relva PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriela Paiva Marques PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jéssica Alves dos Santos PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Júlio de Araújo Caetano PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jucielma Fonseca do Nascimento PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Larícia Gomes Soares PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lívia Campos Pereira Lopes PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luís Eduardo Viana de Farias PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maxwell Cavalcanti Xavier PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thiago Roberto França da Silva PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vinícius Mendes dos Santos PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wislon Pessoa Freire Júnior PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Ensino Remoto, Educação, Impactos, Graduação, Geografia, UFRN.

Resumen

Nos últimos anos, um novo contexto pandêmico recaiu sobre a nossa sociedade, tornando-se necessária a adaptação em múltiplas esferas, entre elas a educacional. Dessa forma, realizamos um estudo que abarcou cerca de 80% dos alunos do curso de Geografia, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN, campus de Natal. O trabalho apresenta como objetivo a mensuração dos impactos relativos à mudança abrupta de um ensino convencional para um sistema de ensino remoto com caráter emergencial. Desse modo, busca-se por meio da presente pesquisa auxiliar as discussões de forma produtiva em relação a implementação do ensino remoto e, assim, mitigar os eventuais danos derivados do modelo educacional em questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandro Dozena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Geografia

Tornou-se geógrafo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) e músico pela Universidade Livre de Música (ULM-São Paulo). É Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE-UFRN), onde dirige o grupo de pesquisa Festas, Identidades e Territorialidades (FIT-CNPq), e professor do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF-UFRN). Realizou mestrado e doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP-São Paulo), com doutorado-sanduíche na Universidad de Barcelona (UB). Realizou estágio pós-doutoral na Université Paul-Valéry Montpellier (UPV), como bolsista da CAPES. Publicou os livros: Geografia e Música: Diálogos (2016), Espaço-Tempo: Enredos entre Geografia e História (2015), A Geografia do Samba na Cidade de São Paulo (2012) e São Carlos e seu Desenvolvimento: Contradições Urbanas de um Polo Tecnológico (2008). É Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia (UFRN), integrante do Grupo Vocal Octo Voci da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), e membro do Comitê Géographies Culturelles vinculado ao Comitê Nacional Francês de Geografia (CNFG).

Publicado

2022-03-01

Cómo citar

Dozena, A., Airon Sarug Ferreira Dantas, Francisco Plinio Santos Relva, Gabriela Paiva Marques, Jéssica Alves dos Santos, José Júlio de Araújo Caetano, Jucielma Fonseca do Nascimento, Larícia Gomes Soares, Lívia Campos Pereira Lopes, Luís Eduardo Viana de Farias, Maxwell Cavalcanti Xavier, Thiago Roberto França da Silva, Vinícius Mendes dos Santos, & Wislon Pessoa Freire Júnior. (2022). O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE GEOGRAFIA DA UFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 12(02). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/62253

Artículos más leídos del mismo autor/a