O PET geografia da UFRN e a sua contribuição na formação profissional

Autores

  • Antonia Rosimeire Pinheiro Maia UFRN
  • Alessandro Dozena UFRN
  • Breno de Lima Garcia Medeiros UFRN
  • Dara Emanuella Rodrigues de Freitas Cruz UFRN
  • Daniel Carlos Alves Santos UFRN
  • Felipe Silveira Félix UFRN
  • Jéssica Alves dos Santos UFRN
  • Jucielma Fonseca do Nascimento UFRN
  • Larícia Gomes Soares UFRN
  • Luana de Holanda Viana Barros UFRN
  • Lucas Bezerra Maciel UFRN
  • Marcellus Silva Arruda Miranda UFRN
  • Nilvan Alves Fernandes UFRN
  • Vinícius Mendes dos Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v10-n1-2019-51117

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial, Geografia, Pesquisa

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) passou por vários momentos até ser implementado nas universidades federais, sendo que algumas de suas propostas visam auxiliar e incentivar os docentes e discentes dos cursos de graduação através de projetos de pesquisas, ensino, extensão, e trabalhos realizados em grupos. Aos bolsistas selecionados pelo programa é permitido que permaneçam até concluírem os seus respectivos cursos de graduação. Nesse contexto, o presente artigo avalia a contribuição do PET na formação profissional dos bolsistas que participaram do programa no curso de Geografia da UFRN na modalidade bacharelado e licenciatura, entre os anos de 2004 e 2018. A metodologia da pesquisa que resultou nesse artigo consistiu em reuniões com o grupo PET Geografia, em pesquisas bibliográficas para elucidar as diretrizes do programa e o seu contexto histórico de formação, e a aplicação de um questionário online com o intuito de coletar dados sobre a contribuição que do PET Geografia da UFRN na formação dos graduados que passaram pelo programa. Desse modo, foi criado um roteiro com perguntas e respostas para que os ex-petianos respondessem, evidenciando o laço que alguns ainda possuem com o programa em diferentes gerações. Evidenciou-se que o Programa de Educação Tutorial em Geografia da UFR tem contribuído para a formação de profissionais e docentes qualificados, e cumprido os seus objetivos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Como Citar

Maia, A. R. P. ., Dozena, A., Medeiros, B. de L. G. ., Cruz, D. E. R. de F. ., Santos, D. C. A. ., Félix, F. S. ., Santos, J. A. dos ., Nascimento, . J. F. do ., Soares, L. G. ., Barros, L. de H. V. ., Maciel, L. B. ., Miranda, M. S. A. ., Fernandes, N. A. ., & Santos, V. M. dos . (2019). O PET geografia da UFRN e a sua contribuição na formação profissional. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 10(1), 88–100. https://doi.org/10.14393/OREG-v10-n1-2019-51117

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)