O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE GEOGRAFIA DA UFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

  • ALESSANDRO DOZENA Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Geografia
  • AIRON SARUG FERREIRA DANTAS PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • FRANCISCO PLÍNIO SANTOS RELVA PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • GABRIELA PAIVA MARQUIES PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • JÉSSICA ALVES DOS SANTOS PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • JOSÉ JÚLIO DE ARAÚJO CAETANO PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • JUCIELMA FONSECA DO NASCIMENTO PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • LARÍCIA GOMES SOARES PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • LÍVIA CAMPOS PEREIRA LOPES PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • LUÍS EDUARDO VIANA DE FARIAS PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • MAXWELL CAVALCANTI XAVIER PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • THIAGO ROBERTO FRANÇA DA SILVA PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • VINÍCIUS MENDES DOS SANTOS PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • WISLON PESSOA FREIRE JÚNIOR PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação, Impactos, Graduação, Geografia, UFRN.

Resumo

Nos últimos anos, um novo contexto pandêmico recaiu sobre a nossa sociedade, tornando-se necessária a adaptação em múltiplas esferas, entre elas a educacional. Dessa forma, realizamos um estudo que abarcou cerca de 80% dos alunos do curso de Geografia, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN, campus de Natal. O trabalho apresenta como objetivo a mensuração dos impactos relativos à mudança abrupta de um ensino convencional para um sistema de ensino remoto com caráter emergencial. Desse modo, busca-se por meio da presente pesquisa auxiliar as discussões de forma produtiva em relação a implementação do ensino remoto e, assim, mitigar os eventuais danos derivados do modelo educacional em questão.

Biografia do Autor

  • ALESSANDRO DOZENA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Geografia

    Tornou-se geógrafo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) e músico pela Universidade Livre de Música (ULM-São Paulo). É Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE-UFRN), onde dirige o grupo de pesquisa Festas, Identidades e Territorialidades (FIT-CNPq), e professor do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF-UFRN). Realizou mestrado e doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP-São Paulo), com doutorado-sanduíche na Universidad de Barcelona (UB). Realizou estágio pós-doutoral na Université Paul-Valéry Montpellier (UPV), como bolsista da CAPES. Publicou os livros: Geografia e Música: Diálogos (2016), Espaço-Tempo: Enredos entre Geografia e História (2015), A Geografia do Samba na Cidade de São Paulo (2012) e São Carlos e seu Desenvolvimento: Contradições Urbanas de um Polo Tecnológico (2008). É Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia (UFRN), integrante do Grupo Vocal Octo Voci da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), e membro do Comitê Géographies Culturelles vinculado ao Comitê Nacional Francês de Geografia (CNFG).

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE GEOGRAFIA DA UFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. (2022). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 12(02). https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/62253

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