ANÁLISE DA PRECISÃO E DA ACURACIA DO GPS DE NAVEGAÇÃO PARA LEVANTAMENTO DE LOCAÇÃO DE PEQUENAS ÁREAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-58574

Palabras clave:

Levantamento topográfico. Acurácia do receptor GPS. Sobreposição de polígono. Área urbana

Resumen

O sistema de posicionamento global - GPS vem sendo empregado para levantamento de áreas por ser uma tecnologia que garante ao usuário, facilidade e praticidade. O objetivo deste artigo foi avaliar a precisão e a acurácia da constelação GPS definidas previamente no aparelho quanto as medidas de área e perímetro. Avaliou-se com GPS de navegação Garmin Etrex 20 nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto de 2015 quatro medições com dois tempos avaliando a precisão e a acurácia, tomando como base a medição obtida por teodolito. Os resultados confirmaram que houve variação na localização espacial dos pontos coletados com aparelho GPS, e demonstrou diferença de aumento ou decréscimo nos valores das áreas calculadas. Quanto a comparação da medição do GPS com os valores medidos com o teodolito conclui-se que os tempos utilizados com o receptor GPS de navegação não apresentaram resultados satisfatórios para serem utilizados em operação de alta precisão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

CELSO PEREIRA DE OLIVEIRA, Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná

Docente do Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado Profissional em Olericultura pelo Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. Especialista em Gestão e Pericia Ambiental e Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais.
Area de atuação: Produção Agrícola.

Selma Maria de Arruda Silva, Pesquisadora Associada ao Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental da Universidade Federal de Rondônia, Mestra em Geografia

Participa como pesquisadora voluntária e associada nos grupos de pesquisas: Laboratório de Pesquisa e Planejamento Ambiental - LABOGEOPA, no departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Grupo de Estudos e Pesquisas em Biologia Experimental- GEBIOEXP, registrado na plataforma do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq,- http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/grupo/identificacao_grupo.jsf. É Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Mestrado e Doutorado em Geografia, Ambiente e Território na Pan Amazônia, 2018. Possui Especialização em Docência do Ensino Superior, Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, 2017; Especialização em Georreferenciamento de imóveis rurais, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MT - IFMT, 2006; Especialização em Planejamento Cartográfico pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2004. Graduou em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, 2002. Atuou como professora de geografia na rede pública e escolas particulares em MT, RO. E como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MT-IFMT, campus Bela Vista nos cursos Técnico em Meio Ambiente e Tecnólogo, Gestão Ambiental, em 2010. No Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, campus Ji-Paraná trabalhou com os cursos Técnico em Química Integrado, Técnico em Floresta Integrado,Técnico em Informática Integrado e Licenciatura em Química com a disciplina Educação Ambiental; e como tutora orientadora de TCC do programa RENAFOR/SECADI, Edital Nº 74, de 08 de junho de 2016, polo Ji-Paraná. Em 19 e 20 de maio de 2018 ministrou a disciplina de Cartografia no curso de Pós Graduação Lato Sensu, em Georreferencimento, oferecida pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná-UNIJIPA.

Rodrigo Venâncio Santana, Engenheiro Agrônomo

Bacharel em Agronomia pelo Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná, RO

Publicado

2021-05-04

Cómo citar

OLIVEIRA, C. P. D., de Arruda Silva, S. M., & Venâncio Santana, R. (2021). ANÁLISE DA PRECISÃO E DA ACURACIA DO GPS DE NAVEGAÇÃO PARA LEVANTAMENTO DE LOCAÇÃO DE PEQUENAS ÁREAS. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(03), 109–125. https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-58574