PET Vai À Escola: Prática educativa e a geografia no ensino fundamental

Autores/as

  • Beatriz Bicalho UFU
  • Cássio Eduardo Guimarães Freitas Júnior UFU
  • Tatiana Silva Souza UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v10-n1-2019-51116

Palabras clave:

PET Geografia, Práticas de ensino, Geografia escolar

Resumen

O projeto “PET vai à escola” consiste em práticas em escolas públicas com o intuito de trabalhar temáticas e conteúdos geográficos a partir de atividades dinâmicas como estratégia de incitar os alunos a pensarem sobre a realidade em que estão inseridos. Dessa maneira, pode-se compartilhar um pouco o conhecimento adquirido na universidade para além de seus muros. Este trabalho propõe-se a retratar a atividade com o tema “Continente americano”, desenvolvida em setembro de 2016 na Escola Estadual Segismundo Pereira em Uberlândia – MG e tem como principal objetivo mostrar a interação da geografia escolar sob uma abordagem desenvolvida no âmbito de ensino e extensão que rege o Programa de Educação Tutorial – PET Geografia. Através da atividade foi possível uma aproximação com alunos do quarto ciclo do ensino fundamental, por meio de uma geografia que preocupou-se em estimular o pensamento crítico e consciente dos alunos para aspectos contemporâneos. Como resultado, os alunos produziram materiais (textos, desenhos, poesia) de como enxergavam o continente americano antes e depois dos encontros promovidos pelo projeto. Por fim, entendeu-se a necessidade de manter a geografia presente no currículo básico de ensino pois por meio dela é possível compreender as relações entre sociedade e natureza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-10-18

Cómo citar

Bicalho, B., Júnior, C. E. G. F., & Souza, T. S. . (2019). PET Vai À Escola: Prática educativa e a geografia no ensino fundamental. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 10(1), 79–87. https://doi.org/10.14393/OREG-v10-n1-2019-51116