Polos geradores de viagem e educação para a mobilidade urbana sustentável: a importância das unidades escolares / Generator poles of travel and education on mobility sustainable: the importance of school units in this context of diversity
Resumen
O transporte é o grande responsável pelo movimento de circulação de pessoas e mercadorias, contudo é impossível negar os graves problemas urbanos e de mobilidade, decorrentes de uma política de expansão urbana desordenada e muitas vezes, de uma ausência de estudos e ações entre o uso e ocupação do solo com as de mobilidade. As cidades recebem empreendimentos, conhecidos na literatura como Polos Geradores de Viagem (PGV), capazes de alterar toda uma dinâmica espacial e viária. Nesse contexto, apresenta-se como objeto de estudo o entendimento da influência e importância dos empreendimentos escolares no espaço urbano e viário, bem como de sua função social de informar e formar cidadãos conscientes da importância de sua colaboração para a manutenção de cidades sustentáveis com vistas à mobilidade e acessibilidade inclusiva e segura. Os procedimentos metodológicos constam de uma pesquisa exploratória através da literatura especializada, sobre PGVs, cidades sustentáveis e educação para a mobilidade urbana, assim como um levantamento fotográfico de escolas localizadas na cidade de Uberlândia-MG. Assim, foi possível compreender que a escola ao ser considerada como um PGV deve receber uma atenção técnica específica a fim de garantir mobilidade e acessibilidade seguras; e que a mesma, se caracteriza por ser um local não apenas de formação de cidadão, mas de informação a todos os usuários do trânsito. Através de uma educação para a mobilidade urbana sustentável pode-se sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de mudanças que conduzam a um ambiente mais saudável em relação ao trânsito.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-11-13
Cómo citar
Alves, P., Bernadelli, C., Félix, W., & Ferreira, W. R. (2018). Polos geradores de viagem e educação para a mobilidade urbana sustentável: a importância das unidades escolares / Generator poles of travel and education on mobility sustainable: the importance of school units in this context of diversity. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 7(20). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/45881
Número
Sección
Artigos