O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE GEOGRAFIA DA UFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Authors

  • Alessandro Dozena Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Geografia
  • Airon Sarug Ferreira Dantas PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Plinio Santos Relva PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriela Paiva Marques PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jéssica Alves dos Santos PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Júlio de Araújo Caetano PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jucielma Fonseca do Nascimento PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Larícia Gomes Soares PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lívia Campos Pereira Lopes PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luís Eduardo Viana de Farias PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maxwell Cavalcanti Xavier PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thiago Roberto França da Silva PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vinícius Mendes dos Santos PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wislon Pessoa Freire Júnior PET GEOGRAFIA – UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Ensino Remoto, Educação, Impactos, Graduação, Geografia, UFRN.

Abstract

Nos últimos anos, um novo contexto pandêmico recaiu sobre a nossa sociedade, tornando-se necessária a adaptação em múltiplas esferas, entre elas a educacional. Dessa forma, realizamos um estudo que abarcou cerca de 80% dos alunos do curso de Geografia, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN, campus de Natal. O trabalho apresenta como objetivo a mensuração dos impactos relativos à mudança abrupta de um ensino convencional para um sistema de ensino remoto com caráter emergencial. Desse modo, busca-se por meio da presente pesquisa auxiliar as discussões de forma produtiva em relação a implementação do ensino remoto e, assim, mitigar os eventuais danos derivados do modelo educacional em questão.

Author Biography

  • Alessandro Dozena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Geografia

    Tornou-se geógrafo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) e músico pela Universidade Livre de Música (ULM-São Paulo). É Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE-UFRN), onde dirige o grupo de pesquisa Festas, Identidades e Territorialidades (FIT-CNPq), e professor do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF-UFRN). Realizou mestrado e doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP-São Paulo), com doutorado-sanduíche na Universidad de Barcelona (UB). Realizou estágio pós-doutoral na Université Paul-Valéry Montpellier (UPV), como bolsista da CAPES. Publicou os livros: Geografia e Música: Diálogos (2016), Espaço-Tempo: Enredos entre Geografia e História (2015), A Geografia do Samba na Cidade de São Paulo (2012) e São Carlos e seu Desenvolvimento: Contradições Urbanas de um Polo Tecnológico (2008). É Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia (UFRN), integrante do Grupo Vocal Octo Voci da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), e membro do Comitê Géographies Culturelles vinculado ao Comitê Nacional Francês de Geografia (CNFG).

Published

2022-03-01

How to Cite

O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE GEOGRAFIA DA UFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. (2022). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 12(02). https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/62253

Most read articles by the same author(s)