AS OCUPAÇÕES URBANAS NA MÍDIA LOCAL: UMA ANÁLISE DAS NOTÃCIAS E DOS COMENTÃRIOS SOBRE AS AÇÕES DOS SEM-TETO EM UBERLÂNDIA - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v9-n2-2018-1Abstract
O presente trabalho visa compreender o fenômeno das ocupações urbanas em Uberlândia - MG e como a mídia local, em publicações digitais, noticia ações e temas relacionados às ocupações dos sem-teto em Uberlândia, particularmente no que se refere ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Brasil (MTST), que ocupa na cidade uma série de terrenos. A pesquisa avalia como a mídia se manifesta sobre a condição e a problemática dos sem-teto e ao movimento que os organiza, bem como a população (através dos comentários das reportagens), compreende e se manifesta sobre o tema.Downloads
References
BESSA, K. C. F. O; SOARES, B. R. Assentamentos urbanos em Uberlândia: o significado de um novo espaço. História e Perspectivas. Uberlândia, n.18/19, p. 93-130, 1998.
CARLOS, Ana Fani et al. A produção do espaço urbano. São Paulo: Contexto, 2013.
CARLOS, A.F.A.; Alves, G.A.; Padua, R.F. Justiça espacial e o direito à cidade. São Paulo: Contexto, 2017.
CORREIO DE UBERL
G1. TV Integração. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/>. Acesso em: 2017-2018
IBGE. População estimada Uberlândia. 2018. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/uberlandia/panorama>. Acesso em: 20 ago. 2018.
MARICATO, E. Para Entender a Crise Urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2015
MORAES, Dênis De (Org.). Mídia, Poder e Contrapoder: Da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Faperj, 2013.
RIBEIRO, Ana Clara Torres. Matéria e espírito: o poder (des)organizador dos meios de comunicação. In: PIQUET, Rosélia; RIBEIRO, Ana Clara Torres (Orgs.). Brasil, território da desigualdade: descaminhos da modernização, 1991. p. 44-55.
RODRIGUES, Arlete Moysés. DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
UIPI. TV Vitoriosa. Disponível em: <http://uipi.com.br>. Acesso em: 2017-2018