O espaço social do Shopping Center: uma análise do Shopping Parque Dom Pedro em Campinas - SP / Social space of Shopping Center: an analysis of Shopping Parque Dom Pedro in Campinas - SP
Abstract
O presente artigo versa sobre a sociedade atual, que vem sendo cada vez mais absorvida pelo
processo capitalista e globalizado, onde o consumo se impõe como fator preponderante na
vida. O Shopping Center se torna ponto chave nesse contexto, já que hoje é o que se pode
chamar de um "templo comercial", principalmente nas grandes e médias cidades. Portanto,
analisar a atuação da sociedade consumidora nesses empreendimentos é fundamental, já que é
um lugar que promove a intensificação das ideias de individualismo e consumismo, além de
uma condição de alienação social muito forte. No caso analisado, o Shopping Parque Dom
Pedro, na cidade de Campinas, torna-se um exemplo factível de tal situação, já que é um dos
maiores shopping centers da América Latina, e empregam conceitos empresariais recentes,
como a Tematização e Setorização dos espaços, aliado ainda ao conceito de "Marketing
Ambiental" que promove uma influência direta sobre o consumidor, para que consuma mais
os produtos e espaços expostos.