O espaço social do Shopping Center: uma análise do Shopping Parque Dom Pedro em Campinas - SP / Social space of Shopping Center: an analysis of Shopping Parque Dom Pedro in Campinas - SP

Autores

  • Atilio Marchesini Jr Instituto de Geociências (IG) - Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Célia Bega dos Santos Bega dos Santos Instituto de Geociências - (IG) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

O presente artigo versa sobre a sociedade atual, que vem sendo cada vez mais absorvida pelo
processo capitalista e globalizado, onde o consumo se impõe como fator preponderante na
vida. O Shopping Center se torna ponto chave nesse contexto, já que hoje é o que se pode
chamar de um "templo comercial", principalmente nas grandes e médias cidades. Portanto,
analisar a atuação da sociedade consumidora nesses empreendimentos é fundamental, já que é
um lugar que promove a intensificação das ideias de individualismo e consumismo, além de
uma condição de alienação social muito forte. No caso analisado, o Shopping Parque Dom
Pedro, na cidade de Campinas, torna-se um exemplo factível de tal situação, já que é um dos
maiores shopping centers da América Latina, e empregam conceitos empresariais recentes,
como a Tematização e Setorização dos espaços, aliado ainda ao conceito de "Marketing
Ambiental" que promove uma influência direta sobre o consumidor, para que consuma mais
os produtos e espaços expostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Marchesini Jr, A., & Bega dos Santos, R. C. B. dos S. (2018). O espaço social do Shopping Center: uma análise do Shopping Parque Dom Pedro em Campinas - SP / Social space of Shopping Center: an analysis of Shopping Parque Dom Pedro in Campinas - SP. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 1(3). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/44102

Edição

Seção

Artigos