VIVER EM ÁREAS DE RISCO

LEITURAS DE MUNDO FEITAS POR CAROLINA MARIA DE JESUS E FRANTZ FANON

Authors

  • Cristiano Araújo Soares Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml
  • Victor Dantas Santana UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-73716

Keywords:

Áreas de Riscos, Vulnerabilidades, Espaço Geográfico, Colonialismo, Violência

Abstract

A compreensão e análise do espaço geográfico a partir da visão sistêmica aproximam o pesquisador da apreensão da totalidade e do processo de totalização em seu objeto de análise. Assim, o pensamento teórico holístico e o método que apresentam Santos (2006), Capra (2006), Spink (2018),  Beck (2011), entre outros, que abarcam o caráter complexo da ciência geográfica e também a compreensão do risco na modernidade, revelando nuances que passam despercebidas por métodos cartesianos. Com essa análise da violência e do risco coletivo, a partir dos grupos sociais vulneráveis e a latência do perigo, reforçados pela perspectiva colonial de domínio, fez-se uma análise crítica das relações que se estabelecem a partir e no espaço geográfico, especialmente no lugar. Partimos de Carolina Maria de Jesus e de Frantz Fanon para realizarmos nossa crítica e contribuição ao estudo das áreas de risco, entendendo que tais estudos devem partir das vivências de quem está no lugar.

Author Biographies

  • Cristiano Araújo Soares, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutorando no Programa de Pós Graduação no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Bolsista Capes. Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia(2023), graduado em Geografia, graduado em Pedagogia e pós-graduado em Ciências da Religião. Atualmente integrante e pesquisador do Núcleo Teoria Anticolonial. Professor da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação.

  • Victor Dantas Santana, UFU

    Formou-se como técnico de Meio Ambiente pelo IFTM (2016). É licenciado em Geografia pela UFU (2022). Participou do PET Geografia MEC/UFU de 2017 à 2020. Nesse mesmo período foi editor da revista Observatorium - Revista Eletrônica de Geografia (ISSN 1984-4891). Atuou como professor da rede estadual de ensino em Uberlândia - MG. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Membro do Núcleo Teoria Anticolonial (Grupo de Pesquisa/CNPq).

Published

2025-11-26

How to Cite

VIVER EM ÁREAS DE RISCO: LEITURAS DE MUNDO FEITAS POR CAROLINA MARIA DE JESUS E FRANTZ FANON. (2025). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 16(1), 357-374. https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-73716

Most read articles by the same author(s)