IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
UMA PROPOSTA PARA O AMBIENTE PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Educação Ambiental; Hortas; Ambiente Pedagógico.Resumo
A Educação Ambiental (EA) é uma temática importante no processo educativo, especialmente em um contexto de crescente crise ambiental e mudanças climáticas globais. Assim, promover a EA no ambiente escolar é uma maneira de difundir o processo de construção do conhecimento acerca desta temática, garantindo, de certa forma, uma sociedade preocupada com os processos ambientais. É a partir desta noção que emerge o objetivo central deste trabalho, que foi o de propor uma Educação Ambiental a partir da implementação de hortas escolares. Vale ressaltar que as hortas escolares são espaços de aprendizagem que possibilitam a integração entre diferentes disciplinas e, embora seja uma forma interessante trabalhar a EA em espaços escolares, é preciso que as hortas escolares sejam vistas como espaços educativos e que as atividades realizadas nestes sejam integradas ao projeto político-pedagógico da escola. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico sobre a EA nas escolas, tendo como foco a proposta de implementação de hortas. Para tanto, foram realizadas revisões de literatura em bases de dados, como exemplo, artigos, periódicos, livros etc., buscando compreender os conceitos e práticas relacionados à EA e à implementação de hortas escolares. Portanto, a EA é uma ferramenta de ensino primordial ao sistema pedagógico, e dentre os seus princípios, a horta escolar surge como alternativa viável de instrumento pedagógico para o processo de construção do conhecimento, além de promover uma maior concepção acerca dos conhecimentos voltados para a temática ambiental.
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Copyright (c) 2023 Leonardo Alfaiate Ferreira Borges, Matheus Eduardo Souza Teixeira, Mateus Duarte Segismundo
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