IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

UMA PROPOSTA PARA O AMBIENTE PEDAGÓGICO

Autores

  • Leonardo Alfaiate Ferreira Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Matheus Eduardo Souza Teixeira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Mateus Duarte Segismundo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Hortas; Ambiente Pedagógico.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é uma temática importante no processo educativo, especialmente em um contexto de crescente crise ambiental e mudanças climáticas globais. Assim, promover a EA no ambiente escolar é uma maneira de difundir o processo de construção do conhecimento acerca desta temática, garantindo, de certa forma, uma sociedade preocupada com os processos ambientais. É a partir desta noção que emerge o objetivo central deste trabalho, que foi o de propor uma Educação Ambiental a partir da implementação de hortas escolares. Vale ressaltar que as hortas escolares são espaços de aprendizagem que possibilitam a integração entre diferentes disciplinas e, embora seja uma forma interessante trabalhar a EA em espaços escolares, é preciso que as hortas escolares sejam vistas como espaços educativos e que as atividades realizadas nestes sejam integradas ao projeto político-pedagógico da escola. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico sobre a EA nas escolas, tendo como foco a proposta de implementação de hortas. Para tanto, foram realizadas revisões de literatura em bases de dados, como exemplo, artigos, periódicos, livros etc., buscando compreender os conceitos e práticas relacionados à EA e à implementação de hortas escolares. Portanto, a EA é uma ferramenta de ensino primordial ao sistema pedagógico, e dentre os seus princípios, a horta escolar surge como alternativa viável de instrumento pedagógico para o processo de construção do conhecimento, além de promover uma maior concepção acerca dos conhecimentos voltados para a temática ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Alfaiate Ferreira Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Geografia pelo Instituto de Geografia (IG) na Universidade Federal de Uberlândia
(UFU). Bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO

Matheus Eduardo Souza Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geografia (IG) na Universidade Federal de Uberlândia
(UFU). Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO.

Mateus Duarte Segismundo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Geografia pelo Instituto de Geografia (IG) na Universidade Federal de Uberlândia
(UFU). Bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Como Citar

Alfaiate Ferreira Borges, L., Souza Teixeira, M. E., & Duarte Segismundo, M. (2023). IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: : UMA PROPOSTA PARA O AMBIENTE PEDAGÓGICO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70899

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)