Processo de avaliação pelos pares
Todas as propostas a serem submetidas para publicação deverão ser encaminhadas para apreciação de consultores ad-hoc internos e externos, em um processo de avaliação anônima por pares.
Dois pareceristas, membros do conselho consultor, emitirão parecer sobre o trabalho, aprovando-o, sugerindo as alterações que julgarem necessárias ou reprovando. Em caso de um parecer favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro desse conselho.
Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, em seguida, enviarem eletronicamente ao periódico BEJOM o texto devidamente corrigido em até 15 dias corridos a partir do recebimento.
Após o retorno do trabalho corrigido pelo(s) autor(es), o editor de seção responsável por este processo, deverá reencaminhar o trabalho, preferencialmente, aos pareceristas designados na 1ª rodada, para que estes possam verificar se as correções, inserções e/ou modificações solicitadas foram efetuadas a contento e reavaliar as condições de aceite do trabalho.
Ao concluir a 2ª etapa de avaliação, o editor de seção, responsável por esse trabalho, deverá comunicar o(s) autor(es) do aceite ou da reprovação do manuscrito. No caso do aceite, o editor desse artigo deverá solicitar ao(s) autor(es) o envio do trabalho final, com a identificação/filiação do(s) autor(es), em formato Word ou LaTex, via plataforma SEER, ao periódico BEJOM.
Os artigos submetidos ao periódico BEJOM passarão por procedimentos de investigação de possíveis plágios por meio da verificação de similaridades, e, na hipótese de constatação de plágio, os editores rejeitarão e/ou farão recomendações aos autores quanto ao manuscrito.