MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A INUNDAÇÃO COM O MODELO HAND E ANÁLISE DO SEU DESEMPENHO EM DIFERENTES RESOLUÇÕES ESPACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Inundações são processos naturais, inerentes à dinâmica fluvial. Ao longo da história humana, este processo tem influenciado positivamente e negativamente a sociedade. Quando esta influência é negativa, ocorrem desastres hidrológicos. Uma das mais importantes medidas preventivas dos desastres hidrológicos é a identiï¬cação e mapeamento de áreas de susceptibilidade. O objetivo deste trabalho, portanto, foi testar a aplicabilidade do modelo Height Above the Nearest Drainage (HAND) para o mapeamento de áreas susceptíveis a inundação no município de Igrejinha-RS e avaliar a influência da área mínima de contribuição e da resolução do modelo digital de terreno (MDT) sobre o desempenho do HAND. Foi utilizado um MDT de 2,5 m o qual foi posteriormente reamostrado para as resoluções de 5 m, 10 m, 25 m e 50 m. Os mapas obtidos foram validados por meio da comparação com pontos amostrais em locais historicamente inundados. Os resultados da aplicação do HAND demonstraram bom ajuste espacial com as amostras de campo, mas grande sensibilidade a diferentes valores de área mínima de contribuição para iniciar um canal. Em relação à resolução espacial, o HAND foi menos sensível, apresentando diferença na área inundada com o MDT de 50 m. Os resultados obtidos aï¬ rmam o HAND é uma ferramenta útil para mapeamento de áreas susceptíveis à inundação, principalmente em locais onde há ausência de monitoramento hidrológico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
GOERL, R. F.; MICHEL, G. P.; KOBIYAMA, M. MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A INUNDAÇÃO COM O MODELO HAND E ANÁLISE DO SEU DESEMPENHO EM DIFERENTES RESOLUÇÕES ESPACIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 1, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n1-44032. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44032. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").