Vale de lama, rio de histórias

uma expedição geográfica no contexto do desastre da mineração na Bacia do rio Paraopeba, Minas Gerais

Autores

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT143414

Palavras-chave:

Brumadinho/MG, Bacia do rio Paraopeba, mineração, desastre

Resumo

A mineração em grande escala no Brasil é movida por um modelo extrativista de riscos socioambientais estruturais. O desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton na bacia do rio Doce, provocado pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, e o desastre da Vale na bacia do rio Paraopeba, causado pelo rompimento da Barragem I em Brumadinho/MG, são exemplos indubitáveis dos riscos do modelo mineral predatório. Desse modo, o texto apresenta relatos de uma expedição geográfica na bacia do rio Paraopeba, dez dias após o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da Vale em Brumadinho/MG. Realizada entre os dias 04 e 06 de fevereiro de 2019, a expedição na bacia do rio Paraopeba permitiu o contato direto com territórios e sujeitos impactados pela lama-rejeito. Baseados em observações diretas e entrevistas os resultados sublinham a cartografia do desastre ao longo do vale do rio, com efeitos na organização da vida e do trabalho de agricultores, pescadores e ribeirinhos. Em suma, acredita-se que os relatos da experiência de campo destacados no texto contribuirão com o debate crítico sobre o modelo de mineração no Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do Grupo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS). Realiza estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com bolsa da CAPES/FAPEG.

Downloads

Publicado

23.04.2020

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

GONÇALVES, Ricardo Junior de Assis Fernandes. Vale de lama, rio de histórias: uma expedição geográfica no contexto do desastre da mineração na Bacia do rio Paraopeba, Minas Gerais. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 14, n. 34 Dez., p. 338–352, 2020. DOI: 10.14393/RCT143414. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/48851. Acesso em: 21 abr. 2025.