Vale de lama, rio de histórias

uma expedição geográfica no contexto do desastre da mineração na Bacia do rio Paraopeba, Minas Gerais

Autores

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT143414

Palavras-chave:

Brumadinho/MG, Bacia do rio Paraopeba, mineração, desastre

Resumo

A mineração em grande escala no Brasil é movida por um modelo extrativista de riscos socioambientais estruturais. O desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton na bacia do rio Doce, provocado pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, e o desastre da Vale na bacia do rio Paraopeba, causado pelo rompimento da Barragem I em Brumadinho/MG, são exemplos indubitáveis dos riscos do modelo mineral predatório. Desse modo, o texto apresenta relatos de uma expedição geográfica na bacia do rio Paraopeba, dez dias após o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da Vale em Brumadinho/MG. Realizada entre os dias 04 e 06 de fevereiro de 2019, a expedição na bacia do rio Paraopeba permitiu o contato direto com territórios e sujeitos impactados pela lama-rejeito. Baseados em observações diretas e entrevistas os resultados sublinham a cartografia do desastre ao longo do vale do rio, com efeitos na organização da vida e do trabalho de agricultores, pescadores e ribeirinhos. Em suma, acredita-se que os relatos da experiência de campo destacados no texto contribuirão com o debate crítico sobre o modelo de mineração no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do Grupo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS). Realiza estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com bolsa da CAPES/FAPEG.

Downloads

Publicado

23-04-2020

Como Citar

GONÇALVES, R. J. de A. F. Vale de lama, rio de histórias: uma expedição geográfica no contexto do desastre da mineração na Bacia do rio Paraopeba, Minas Gerais. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 14, n. 34 Dez., p. 338–352, 2020. DOI: 10.14393/RCT143414. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/48851. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência