INFLUENCIA DO USO DE NITRETO DE MAGNÉSIO E POTÁSSIO (NMK) NO CRECIMENTO DE EUCALIPTO (Eucalyptus grandis) E CEDRO AUSTRALIANO (Toona ciliata)

Autores

  • Herbert Vilela Pesquisador Cnpq
  • Adriana de Oliveira Vilela Engenheira quimica RIMA
  • Regina maria Quintão Lana Professora Titular ICIAG
  • Adriane de Andrade Silva Pesquisadora autonoma

Palavras-chave:

Níveis de nitreto, idade da planta, diâmetro de plantas de eucalipto e cedro

Resumo

Com o objetivo de avaliar o efeito do nitreto de magnésio e potássio (NMK) no crescimento do Eucalipto e do Cedro cultivados em solos de diferentes fertilidades Neossolo Quartizarênico (solo de baixa fertilidade) e Latossolo Amarelo Eutrófico (solo de alta fertilidade), no Município de Campo Belo, no Estado de Minas Gerais. Implantou-se o experimento em que inicialmente realizou-se a correção da acidez e alumínio do solo, com a aplicação de 2,0 t de calcário por hectare. O delineamento experimental usado foi o de blocos casualizados com três tratamentos e quatro repetições. Realizou-se uma adubação básica, em todas as plantas, com o uso de um formulado comercial 08-28-16 (NPK) na mistura nas covas de plantio na quantidade de 500 kg ha-1. Os tratamentos avaliados foram a aplicação de doses de nitreto de magnésio e potássio (0,00, 200,00 e 400,00 kg ha-1), a aplicação foi realizada através de incorporação nas covas de plantio em duas idades distintas aos seis e 12 meses após o plantio. Foram verificadas nas plantas de Eucalipto aumentos no diâmetro dos caules de 70 e 100% nos solos com alto nível de fertilidade inicial respectivamente, para os níveis de 200 e 400 kg ha-1. E aumentos de 82 e 40% nos caules das plantas estabelecidas em solos com baixo nível inicial de fertilidade, respectivamente para estes mesmos níveis de NMK. Em relação ao Cedro os aumentos dos caules foram de 100 e 130% no solo de alta fertilidade, respectivamente para o menor e maior nível de NMK. Com esta espécie e com estes mesmos níveis de NMK os acréscimos nos caules foram de 56 e 76% respectivamente, no solo de baixa fertilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert Vilela, Pesquisador Cnpq

Engenheiro Agrônomo

Adriana de Oliveira Vilela, Engenheira quimica RIMA

Engenheira Química, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da RIMA Industrial S.A.; Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30622-910; adn@rima.com.br

Regina maria Quintão Lana, Professora Titular ICIAG

Professora titular da UFU e pesquisadora em Fertilidade do solo e nutrição de plantas

Adriane de Andrade Silva, Pesquisadora autonoma

Zootecnista, Msc. em Ciencias veterinárias, Dsc. em Zootecnia e pesquisadora na área de fertilizantes minerais e orgânicos, biodigestão anaerobia e produção animal

Downloads

Publicado

2012-09-13

Como Citar

Vilela, Herbert, Adriana de Oliveira Vilela, Regina maria Quintão Lana, e Adriane de Andrade Silva. 2012. “INFLUENCIA DO USO DE NITRETO DE MAGNÉSIO E POTÁSSIO (NMK) NO CRECIMENTO DE EUCALIPTO (Eucalyptus Grandis) E CEDRO AUSTRALIANO (Toona Ciliata)”. Veterinária Notícias - Veterinary News 16 (1). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18900.

Edição

Seção

Artigos