EFEITO DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENERGIA E PROTEÍNA NA RAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE DA LINHAGEM COBB AVIAN 48TM

Authors

  • Fernanda Heloisa Litz Universidade Federal de Uberlândia
  • Carolina Magalhães Caires Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Evandro de Abreu Fernandes Universidade Federal de Uberlândia
  • Julyana Machado da Silva Martins Universidade Federal de Uberlândia
  • Naiara Simarro Fagundes

DOI:

https://doi.org/10.14393/VTV20N1a2014.23466

Keywords:

Avicultura, Consumo de ração, Conversão alimentar, Peso vivo, Viabilidade

Abstract

Objetivou-se avaliar o desempenho de frangos de corte da linhagem Cobb Avian 48TM alimentados com diferentes níveis energéticos e proteicos. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, composto de três tratamentos e dez repetições, denominados tratamento 1 (baixo nível energético e proteico), tratamento 2 (médio nível energético e proteico) e tratamento 3 (alto nível energético e proteico). As variáveis de desempenho analisadas foram consumo médio de ração (CMR), peso vivo médio (PVM), conversão alimentar real (CAR) e tradicional (CAT), e viabilidade (VB) no 7° e 42º dia de idade. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias de Tukey 5% de probabilidade pelo SAS. Não houve diferença (p>0,05) para o desempenho da linhagem Cobb Avian 48TM aos 7 dias de idade entre os tratamentos testados para as variáveis CMR, CAR, CAT e VB. Já para o PVM houve diferença, onde o tratamento de médio níveis de energia e proteína foi igual estatisticamente aos de baixo e alto níveis. Não foram verificadas diferenças (p<0,05) entre as médias dos tratamentos aos 42 dias de idade para as variáveis consumo de ração e viabilidade. Todavia, houve diferenças para o PVM, CAR e CAT, onde os tratamentos de médio e alto nível de energia e proteína foram os que apresentaram melhores resultados. Pode-se concluir que as rações com médio e alto nível energético e proteico foram as que influenciaram em melhores resultados de peso vivo em todas as fases e a conversão alimentar aos 42 dias de idade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carolina Magalhães Caires Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Nutrição Animal de Monogástricos

Evandro de Abreu Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Nutrição Animal

Julyana Machado da Silva Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Nutrição Animal

Published

2014-05-29

How to Cite

Litz, Fernanda Heloisa, Carolina Magalhães Caires Carvalho, Evandro de Abreu Fernandes, Julyana Machado da Silva Martins, and Naiara Simarro Fagundes. 2014. “EFEITO DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENERGIA E PROTEÍNA NA RAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE DA LINHAGEM COBB AVIAN 48TM”. Veterinária Notícias 20 (1). Uberlândia, Brazil. https://doi.org/10.14393/VTV20N1a2014.23466.