DETERMINAÇÃO DA PRESSÃO VENOSA JUGULAR E CEFÁLICA EM CÃES SAUDÁVEIS

Autores

  • Bruna Lívia Lopes Guimarães Universidade Federal de Lavras, Departamento de Medicina Veterinária, Setor de Cínica de Pequenos Animais.
  • Juliana Aparecida Cerqueira Universidade Federal de Lavras, Departamento de Medicina Veterinária, Médica Veterinária Residente no Setor de Cínica de Pequenos Animais.
  • Lorena Lorraine Alves Furtado Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa.
  • Clayton Guilherme Silva Unidade Regional de Pronto Atendimento, Lavras-MG.
  • Rodrigo Bernardes Nogueira Professor Adjunto Clínica Médica de Pequenos Animais Universidade Federal de Lavras Departamento de Medicina Veterinária Caixa Postal 3037 Lavras-MG CEP 37200-000 Fone/Fax +55(35)3829.1739

DOI:

https://doi.org/10.14393/VTv21n1a2015.27529

Palavras-chave:

Canino, Pressão venosa, Clínica veterinária, Jugular, Cefálica

Resumo

A pressão venosa central (PVC) é um importante parâmetro de monitorização nas mais diversas situações clínicas e experimentais. Em pacientes veterinários, dependendo da abordagem clínica ou cirúrgica, do temperamento do animal e de seu estado de alerta, a aferição da PVC não pode ser realizada adequadamente. Assim, a medição das pressões venosa jugular (PVJ) e/ou cefálica (PVCf) se tornam um atraente método para estimar a pressão venosa sistêmica em animais. Desse modo, este estudo objetivou avaliar em cães saudáveis as medidas da PVJ e compará-las com aquelas conseguidas na circulação periférica (PVCf). Para isso foram utilizados 10 cães saudáveis. Todos os animais foram submetidos a avaliação física, hematológica, eletrocardiográfica e ecocardiográfica. Os resultados demonstraram valores médios da PVJ entre -2 e 4 cm de água e da PVCf entre 2 a 16 cm de água. Não foi observada correlação entre a PVJ e a PVCf. Tais resultados podem servir como um guia de parâmetros normais da PVJ e/ou da PVCf de cães saudáveis e ser aplicado na prática da clínica veterinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lívia Lopes Guimarães, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Medicina Veterinária, Setor de Cínica de Pequenos Animais.

Graduada de Medicina Veterinária, pela Universidade Federal de Lavras. Foi bolsista da FAPEMIG, orientada pelo Prof. Dr. Rodrigo B. Nogueira, do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Setor de Clínica de Pequenos Animais, Hospital Veterinário da UFLA. Membro do Núcleo de Estudos de Pequenos Animais (NEPA), coordenado pela Prof. Dra. Gabriela Rodrigues Sampaio, do Departamento de Medicina Veterinária Setor de Cirurgia-UFLA. Foi monitora da disciplina Fisiopatologia da Reprodução de Fêmeas e Inseminação Artificial-UFLA, orientada pelo Prof.Dr. Flamarion Tenório de Albuquerque.

Juliana Aparecida Cerqueira, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Medicina Veterinária, Médica Veterinária Residente no Setor de Cínica de Pequenos Animais.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Atualmente é Médica Veterinária Residente no setor de Clínica Médica de Animais de Companhia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Tem experiência nas áreas de Clínica médica de cães e gatos e Cardiologia veterinária.

Lorena Lorraine Alves Furtado, Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa.

Graduada, Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras, Residente no Setor de Clínica Médica de Animais de Companhia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Clayton Guilherme Silva, Unidade Regional de Pronto Atendimento, Lavras-MG.

Graduado em Enfermagem pela Universidade Salgado de Oliveira, Pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Enfermeiro da Unidade Regional de Pronto Atendimento, Lavras-MG. Realiza estudos experimentais em modelos animais.

Rodrigo Bernardes Nogueira, Professor Adjunto Clínica Médica de Pequenos Animais Universidade Federal de Lavras Departamento de Medicina Veterinária Caixa Postal 3037 Lavras-MG CEP 37200-000 Fone/Fax +55(35)3829.1739

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1994). Realizou dois anos de curso de Residência na área de Clínica Médica de Pequenos Animais (1997) e curso de Mestrado em Clínica Veterinária também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) Botucatu-SP. Desde 1997 é professor concursado de Clínica Médica de Pequenos Animais na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Publicado

2015-05-11

Como Citar

Guimarães, B. L. L., Cerqueira, J. A., Furtado, L. L. A., Silva, C. G., & Nogueira, R. B. (2015). DETERMINAÇÃO DA PRESSÃO VENOSA JUGULAR E CEFÁLICA EM CÃES SAUDÁVEIS. Veterinária Notícias - Vet Not, 21(1). https://doi.org/10.14393/VTv21n1a2015.27529