O Livro didático nas séries iniciais: os "Diversos olhares" para uma coleção de geografia / TEXTBOOKS AND THE FIRST GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL: several "points of viewâ€? for an edited textbook of Geography.
PDF

Como Citar

SANTOS, J. P. F. dos; GOMES, S. A. O Livro didático nas séries iniciais: os "Diversos olhares" para uma coleção de geografia / TEXTBOOKS AND THE FIRST GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL: several "points of viewâ€? for an edited textbook of Geography. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 34, 2006. DOI: 10.14393/SN-v18-2006-9222. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9222. Acesso em: 24 nov. 2024.

Resumo

A idéia que nos instigou a pesquisar sobre o uso do livro didático de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, surgiu a partir de diversas discussões em sala de aula no Curso de Geografia da Faculdade Católica de Uberlândia-MG. O assunto é polêmico e há divergências quanto à sua importância e seu uso pelos professores. Assim, escolhemos uma coleção para análise, utilizada em várias escolas da rede pública estadual em Uberlândia-MG. Procuramos identificar e analisar a maneira como alguns conceitos geográficos, a nosso ver fundamentais para a compreensão do espaço geográfico, são abordados nos livros didáticos. Ao buscar compreender a proposta pedagógica de alguns livros didáticos de Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental faz-se necessário avaliar o referencial metodológico utilizado por seu autor - ou autores - e os critérios que motivam sua escolha pelos professores e pelas escolas. Para dar efeito à análise, comparamos o conteúdo programático sugerido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais com o conteúdo programático da coleção em foco. O objetivo desta análise não é, de modo algum, desmerecer a obra, mas apontar caminhos e alguns critérios relevantes na escolha dos livros didáticos para as séries iniciais do ensino fundamental. Este instrumento, a nosso ver, não deve fomentar a discriminação, tampouco estampar imparcialidade ou neutralidade. Todavia, deve oferecer elementos para que professores e alunos exerçam seu potencial e sua criatividade sobre os temas propostos como uma ferramenta a mais a ser utilizada eficazmente em sala de aula.
https://doi.org/10.14393/SN-v18-2006-9222
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Jakes Paulo Félix dos Santos, Suely Aparecida Gomes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...