O Livro didático nas séries iniciais: os "Diversos olhares" para uma coleção de geografia / TEXTBOOKS AND THE FIRST GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL: several "points of viewâ€? for an edited textbook of Geography.
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

SANTOS, J. P. F. dos; GOMES, S. A. O Livro didático nas séries iniciais: os "Diversos olhares" para uma coleção de geografia / TEXTBOOKS AND THE FIRST GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL: several "points of viewâ€? for an edited textbook of Geography. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 34, 2006. DOI: 10.14393/SN-v18-2006-9222. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9222. Acesso em: 4 mar. 2024.

Abstract

A idéia que nos instigou a pesquisar sobre o uso do livro didático de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, surgiu a partir de diversas discussões em sala de aula no Curso de Geografia da Faculdade Católica de Uberlândia-MG. O assunto é polêmico e há divergências quanto à sua importância e seu uso pelos professores. Assim, escolhemos uma coleção para análise, utilizada em várias escolas da rede pública estadual em Uberlândia-MG. Procuramos identificar e analisar a maneira como alguns conceitos geográficos, a nosso ver fundamentais para a compreensão do espaço geográfico, são abordados nos livros didáticos. Ao buscar compreender a proposta pedagógica de alguns livros didáticos de Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental faz-se necessário avaliar o referencial metodológico utilizado por seu autor - ou autores - e os critérios que motivam sua escolha pelos professores e pelas escolas. Para dar efeito à análise, comparamos o conteúdo programático sugerido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais com o conteúdo programático da coleção em foco. O objetivo desta análise não é, de modo algum, desmerecer a obra, mas apontar caminhos e alguns critérios relevantes na escolha dos livros didáticos para as séries iniciais do ensino fundamental. Este instrumento, a nosso ver, não deve fomentar a discriminação, tampouco estampar imparcialidade ou neutralidade. Todavia, deve oferecer elementos para que professores e alunos exerçam seu potencial e sua criatividade sobre os temas propostos como uma ferramenta a mais a ser utilizada eficazmente em sala de aula.
https://doi.org/10.14393/SN-v18-2006-9222
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Jakes Paulo Félix dos Santos, Suely Aparecida Gomes

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...