Crítica para Educação Ambiental no Ensino de Geografia: aproximações teóricas
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Palavras-chave

Educação ambiental crítica
Ensino de Geografia
Modo de produção capitalista

Como Citar

COCATO, G. P. Crítica para Educação Ambiental no Ensino de Geografia: aproximações teóricas. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31n1-2019-46747. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747. Acesso em: 21 dez. 2024.

Resumo

Este estudo é movido por inquietações teórico-metodológicas acerca das práticas e reflexões vigentes para a educação ambiental, inseridas no ensino de Geografia. Tais atividades pedagógicas são construídas em um viés crítico? O objetivo é investigar se a produção capitalista do espaço é considerada na compreensão dos processos de degradação sócio-ambiental em atividades pedagógicas desta temática. Adota-se a revisão bibliográfica do tema, por meio de abordagens teóricas amplas. Como método orientador, a crítica do materialismo histórico-dialético permeia e unifica as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e do conceito essencial de análise: a produção do espaço capitalista. Portanto, a educação ambiental é discutida a partir de conceitos-chave do ensino geográfico, contrapondo-se práticas e propostas conservadoras e pouco elucidativas com alternativas didáticas possíveis de construção nos espaços pedagógicos. É essencial que as discussões realizadas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque pedagógico nos saberes cotidianos dos estudantes, complexificando-os para que, no retorno ao concreto, adquiram um caráter significativo na transformação sócio-ambiental.

https://doi.org/10.14393/SN-v31n1-2019-46747
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