Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
PDF-pt (Português (Brasil))
PDF-en

Keywords

Critical environmental education
Geography Teaching
Capitalist mode of production

How to Cite

COCATO, G. P. Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31n1-2019-46747. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747. Acesso em: 9 dec. 2022.

Abstract

Este estudo é movido por inquietações teórico-metodológicas acerca das práticas e reflexões vigentes para a educação ambiental, inseridas no ensino de Geografia. Tais atividades pedagógicas são construídas em um viés crítico? O objetivo é investigar se a produção capitalista do espaço é considerada na compreensão dos processos de degradação sócio-ambiental em atividades pedagógicas desta temática. Adota-se a revisão bibliográfica do tema, por meio de abordagens teóricas amplas. Como método orientador, a crítica do materialismo histórico-dialético permeia e unifica as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e do conceito essencial de análise: a produção do espaço capitalista. Portanto, a educação ambiental é discutida a partir de conceitos-chave do ensino geográfico, contrapondo-se práticas e propostas conservadoras e pouco elucidativas com alternativas didáticas possíveis de construção nos espaços pedagógicos. É essencial que as discussões realizadas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque pedagógico nos saberes cotidianos dos estudantes, complexificando-os para que, no retorno ao concreto, adquiram um caráter significativo na transformação sócio-ambiental.

https://doi.org/10.14393/SN-v31n1-2019-46747
PDF-pt (Português (Brasil))
PDF-en

Authors hold the Copyright for articles published in this journal, and the journal holds the right for first publication. Because they appear in a public access journal, articles are licensed under Creative Commons Attribution (BY), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...