Aplicação do mapeamento geomorfológico na discussão das potencialidades e limitações de terrenos da zona costeira frente à  ocupação humana: estudo de caso no distrito de Rio Vermelho, Florianópolis/SC
PDF

Palavras-chave

Formas de relevo
Ambientes costeiros
Adequação ao uso antrópico

Como Citar

LUIZ, E. L.; LAMAS, M. M. da R. Aplicação do mapeamento geomorfológico na discussão das potencialidades e limitações de terrenos da zona costeira frente à  ocupação humana: estudo de caso no distrito de Rio Vermelho, Florianópolis/SC . Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 29, n. 1, 2017. DOI: 10.14393/SN-v29n1-2017-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/34924. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho analisa as características de ambientes naturais presentes no distrito de rio Vermelho em Florianópolis/SC a partir da realização de um mapeamento geomorfológico de detalhe, permitindo avaliar a adequação da ocupação humana sobre estes ambientes. Assim, o mapa foi elaborado em escala 1:40.000 no software ArcGIS, a partir do MDT, ortofoto, hillshade, interpretação de fotografias aéreas e saídas a campo. O conhecimento das características destes ambientes mostra que alguns são extremamente frágeis do ponto de vista físico e/ou ecológico e não devem receber ocupação humana de nenhuma forma, tais como o campo de dunas e a praia de Moçambique, visto que podem mudar rapidamente suas formas por serem muito dinâmicos. Enquanto outros ambientes podem constituir área de risco para a ocupação humana, como as encostas cristalinas e as rampas e planícies colúvio-aluvionares, que podem sofrer com movimentos de massa, enxurradas e fluxos torrenciais de rios. Portanto, os resultados encontrados podem servir como subsídios para diferentes formas de gestão do território no distrito do Rio Vermelho, tal como o plano diretor. Palavras-chave: Formas de Relevo; Potencialidades e Limitações de Uso; Zona Costeira.

https://doi.org/10.14393/SN-v29n1-2017-11
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...