A cadeia produtiva têxtil: espaço da arena da produção e realização da mercadoria / The Textile Productive Chain: Space of the Arena of the Production and Accomplishment of the Merchandise
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COSTA, M. A. B. A cadeia produtiva têxtil: espaço da arena da produção e realização da mercadoria / The Textile Productive Chain: Space of the Arena of the Production and Accomplishment of the Merchandise. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 34, 2006. DOI: 10.14393/SN-v18-2006-9216. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9216. Acesso em: 22 jul. 2024.

Abstract

O objetivo central do presente artigo é descrever os agentes do processo de comercialização e as etapas da cadeia produtiva têxtil (a montante e a jusante). Pretende ser de utilidade para os que se interessam pelas relações comerciais, econômicas e geográficas da indústria têxtil. Em particular, nas relações comerciais com os fornecedores de matérias-primas e com os fornecedores dos produtos acabados. Aborda-se o conjunto de atividades da cadeia produtiva têxtil nas diversas etapas consecutivas de processamento ou montagem, pelas quais passam e vão sendo transformadas e transferidas os diversos insumos, a partir das matérias-primas básicas — fibras de algodão, fibras sintéticas e filamentos artificiais e sintéticos — em produtos finais para comercialização — fios, tecidos e confecções. A análise se dará através de um estudo de caso na indústria têxtil Fiação Ceará. (Re)constrói-se o objeto a partir da experiência imediata (conhecimento empírico) e de sua crítica teórica, tomando a indústria têxtil como particularidade.
https://doi.org/10.14393/SN-v18-2006-9216
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Copyright (c) 2006 Marcos Antonio Bezerra Costa

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