A cadeia produtiva têxtil: espaço da arena da produção e realização da mercadoria / The Textile Productive Chain: Space of the Arena of the Production and Accomplishment of the Merchandise
PDF

Como Citar

COSTA, M. A. B. A cadeia produtiva têxtil: espaço da arena da produção e realização da mercadoria / The Textile Productive Chain: Space of the Arena of the Production and Accomplishment of the Merchandise. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 18, n. 34, 2006. DOI: 10.14393/SN-v18-2006-9216. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9216. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O objetivo central do presente artigo é descrever os agentes do processo de comercialização e as etapas da cadeia produtiva têxtil (a montante e a jusante). Pretende ser de utilidade para os que se interessam pelas relações comerciais, econômicas e geográficas da indústria têxtil. Em particular, nas relações comerciais com os fornecedores de matérias-primas e com os fornecedores dos produtos acabados. Aborda-se o conjunto de atividades da cadeia produtiva têxtil nas diversas etapas consecutivas de processamento ou montagem, pelas quais passam e vão sendo transformadas e transferidas os diversos insumos, a partir das matérias-primas básicas — fibras de algodão, fibras sintéticas e filamentos artificiais e sintéticos — em produtos finais para comercialização — fios, tecidos e confecções. A análise se dará através de um estudo de caso na indústria têxtil Fiação Ceará. (Re)constrói-se o objeto a partir da experiência imediata (conhecimento empírico) e de sua crítica teórica, tomando a indústria têxtil como particularidade.
https://doi.org/10.14393/SN-v18-2006-9216
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Marcos Antonio Bezerra Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...