DIFICULDADES ECONÔMICAS E ECOLÓGICAS DE PROGRAMAS DE FOMENTO FLORESTAL E A IMPORTÂNCIA DE COOPERATIVAS / Economic and Ecological Difficulties of Out-grower Schemes and the Importance of Cooperatives
PDF

Como Citar

ALVES, A. M. da S. DIFICULDADES ECONÔMICAS E ECOLÓGICAS DE PROGRAMAS DE FOMENTO FLORESTAL E A IMPORTÂNCIA DE COOPERATIVAS / Economic and Ecological Difficulties of Out-grower Schemes and the Importance of Cooperatives. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 19, n. 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9340. Acesso em: 21 maio. 2022.

Resumo

O uso de florestas plantadas tem sido proposto nos últimos anos como uma forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente. Este artigo discute o tema "Out grower Schemes", um tipo de parceria que tem se desenvolvido entre empresas do setor florestal e pequenos e médios produtores rurais ou comunidades, em diferentes partes do mundo. Um termo comumente usado em português para se referir a tais esquemas é "Fomento Florestal'. O artigo se baseia em pesquisa feita em programas de fomento florestal de cinco empresas florestais no Brasil, localizadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O estudo que fornece os dados para a análise do tema neste texto é parte de um programa de pesquisa mais amplo da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação) das Nações Unidas sobre"Out grower Schemes" no mundo. Um dos resultados desta pesquisa se refere à constituição de Cooperativas pelos produtores participantes dos programas de fomento florestal. O artigo apresenta as opiniões dos funcionários das empresas entrevistados sobre as principais dificuldades econômicas e ecológicas enfrentadas pelos programas, e as opiniões destes e de alguns dos produtores participantes do fomento florestal sobre os fatores que dificultam e que facilitam a obtenção dos benefícios econômicos esperados e sobre a constituição de Cooperativas pelos fomentados.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...