Degradação ambiental e qualidade da água em nascentes de rios urbanos
PDF

Palavras-chave

Recursos hídricos
Matriz de avaliação de impacto
Ribeirão das Pedras

Como Citar

MACHADO GARCIA, J.; MANTOVANI, P.; GOMES, R. C.; LONGO, R. M.; DEMAMBORO, A. C.; DO CARMO BETTINE, S. Degradação ambiental e qualidade da água em nascentes de rios urbanos. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 228–254, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n1-2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/38336. Acesso em: 25 maio. 2022.

Resumo

A qualidade de um curso hídrico está diretamente relacionada às alterações verificadas na bacia hidrográfica. O uso e ocupação do solo exercem fundamental influência no escoamento superficial para estes cursos, podendo alterar sua qualidade e quantidade. O distrito de Barão Geraldo (Campinas/SP) faz parte parcialmente da bacia do Ribeirão das Pedras, que nasce entre o Alto Taquaral e o Jardim Primavera, e que, após passar pela sede do distrito, desemboca na margem esquerda do rio Anhumas. Este, por sua vez, desemboca na margem esquerda do rio Atibaia, importante rio do estado de São Paulo. Este trabalho visou avaliar os impactos ambientais nas nascentes da bacia do Ribeirão das Pedras, a fim de se verificar a qualidade das mesmas por meio da Matriz de Leopold e índice de Qualidade de Águas (IQA). Por meio de imagens de satélite, carta topográfica e visitas a campo localizaram-se treze nascentes distribuidas ao longo da bacia, sendo aplicado o IQA em seis nascentes principais. A análise do IQA permitiu a classificação de 5 das 6 nascentes como "BOA", ainda que as mesmas apresentassem irregularidades para alguns parâmetros. Verificou-se pela matriz, que o parâmetro mais impactante nas nascentes era o não cumprimento do raio de mata ciliar, indicando que as medidas a serem tomadas preferencialmente neste momento dizem respeito à sua recuperação.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n1-2018-10
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...